S.Bernardo abre Jogos Campeões da Vida com esporte voltado à 3ª idade
Torneio inicia neste sábado e vai até o dia 26, reunindo 15 cidades participantes, entre 20 modalidades em disputa
Torneio inicia neste sábado e vai até o dia 26, reunindo 15 cidades participantes, entre 20 modalidades em disputa
Com incentivo à prática esportiva, de recreação e cidadania na terceira idade, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, abre neste sábado (12/08) a 4ª edição dos Jogos Campeões da Vida (Jocavi), em evento no auditório do Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto). A competição, que se estende até 26 de agosto, é voltada a pessoas com mais de 50 anos, e estimula a valorização do público idoso, integrando a programação especial de aniversário de 470 anos do município.
A cerimônia de abertura oficial do Jocavi 2023 se dá a partir das 14h, com acendimento simbólico da pira, participação das delegações e apresentações artísticas, incluindo início da disputa de coreografia – a entrada é gratuita. Ao todo, o torneio reúne 15 cidades inscritas, entre 20 modalidades esportivas, como atletismo (corrida e arremesso), badminton, basquete, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, peteca, rummikub, sinuca, tênis, tênis de mesa, tranca, truco, vôlei e xadrez.
Serão cerca de 1.200 atletas envolvidos na competição, realizada pela Secretaria municipal de Esportes e Lazer, abrangendo mais de 1.800 participações no período, em diversos equipamentos esportivos de São Bernardo. Entre os espaços reservados estão a Arena Olímpica, Crec Paulicéia, Complexo Aquático do Baetão, Meninos Futebol Clube, Mesc, Gevu SBC e Acrepa (Associação Cultural e Recreativa da Vila Paulicéia).
“Temos uma enorme satisfação em promover o Jocavi, de amplo significado para reforçar a importância de um processo de envelhecimento saudável aliado ao esporte. A vitalidade do público desta faixa etária mostra a diferença. Desde 2017, colocamos em prática políticas públicas direcionadas à melhor idade, englobando, entre outras coisas, programas e entrega de espaços reestruturados. Friso, sempre, que quanto mais perto dos exercícios físicos mais longe dos remédios”, sustentou o prefeito Orlando Morando.
Secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon destacou que o Jocavi, assim como o Programa Campeões da Vida, foi pensado no formato para fazer um elo de ligação entre esporte, qualidade de vida e saúde. “É uma inspiração de vida, reunindo atletas de 70, 80, 90 anos, com disposição e energia. A atividade física tem papel relevante no desenvolvimento físico e cognitivo e na socialização e valorização da pessoa idosa. Por isso, os Jogos ganham essa grande expressão.”
Participações
A lista de municípios registra, além de São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá, São Paulo, Osasco, Barueri, Jandira, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes, Atibaia, Jundiaí, Mongaguá, Bertioga e Praia Grande.
A programação de atividades culturais do Jocavi inclui sarau no dia 18 (sexta-feira) de agosto, às 14h, nas dependências do CRI (Centro de Referência do Idoso, situado na Avenida Redenção, 271, Centro). O encerramento, por sua vez, está marcado para ocorrer na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo (Rua Vinte e Oito de Outubro, 61, Centro), concentrando ainda baile e competição de dança de salão – o ingresso para o desfecho do evento pode ser trocado por 1 quilo de alimento no CRI.