VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Livro A youtuber será lançado em Sto.André: obra trata de depressão

Jornalista Leire Jasicki, autora do livro, nasceu no ABCD, mas atualmente mora em Dublin, Irlanda

  • Leire Jasicki, autora do livro, é jornalista, nasceu em Santo André, mas atualmente mora em Dublin, Irlanda.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/06/2019
  • Compartilhar:

Jornalista Leire Jasicki, autora do livro, nasceu no ABCD, mas atualmente mora em Dublin, Irlanda

A youtuber

Leire Jasicki, autora do livro, é jornalista, nasceu em Santo André, mas atualmente mora em Dublin, Irlanda. Foto: Divulgação

A depressão ainda é um tabu e tem atingido muitos jovens. Pensando nisso, a escritora e jornalista Leiri Jasicki resolveu tratar desse assunto de uma forma mais humanizada. O resultado desse empenho é o livro “A youtuber”, que será lançado em forma física dia 29 de junho, às 19h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. O romance conta a história de Maya, uma youtuber famosa que, aparentemente, possui a vida perfeita. Porém, como todos, está sujeita a passar por momentos sombrios.

O pano de fundo das mídias sociais torna-se o diferencial da obra, traz uma linguagem moderna, de jovens adultos fascinados pelos influenciadores digitais, que ditam moda, costumes e comportamentos, assim como Maya, que vive nesse meio de glamour. “Muitos estão presos à necessidade de aparentar estar bem o tempo todo. Fotos, curtidas e sorrisos nem sempre são aquilo que aparentam”, diz a autora.

Ainda segundo Leiri, manter uma “imagem de perfeição” nas redes sociais pode contribuir para que as pessoas tenham vergonha de assumir que precisam de ajuda, que estão com depressão, por exemplo. “Ter depressão não é vergonhoso, é uma doença como outra, que precisa de tratamento. Maquiar isso é deixar-se ser consumido por ela.

O dilema da protagonista é esse, assumir que precisa de ajuda, ainda mais quando é admirada por milhões de seguidores, acostumados a vê-la sempre radiante e feliz.

A trama

Após um acidente de carro, o irmão de Maya morre e ela fica com uma cicatriz no rosto. Ela precisa lidar com o luto e a questão da autoimagem, já que não consegue aceitar sua cicatriz, ainda mais por ter dificuldades de mostrar suas fragilidade para as pessoas. Temerosa pela opinião dos outros, ela se afasta de seu canal do YouTube e se isola.

Tudo muda quando a youtuber se alia a uma antiga seguidora de seu canal, que também tinha seus próprios problemas para enfrentar, como o bullying por parte de colegas da escola. A maior questão é: Será que pessoas feridas podem ajudar umas às outras?

Para a escritora, todos podem se ajudar mutuamente. “Não espere estar bem para ajudar alguém, às vezes, a sua história de dor pode mostrar para a outra pessoa que ela não é a única a ter problemas. E que, juntos, é mais fácil recomeçar”, diz.

Inspiração

A ideia para o livro surgiu após a autora inteirar-se da dinâmica nas mídias digitais, na luta frenética por likes, assim como a divulgação de casos de jovens que com uma vida pela frente optam pelo suicídio, após não tratarem de uma forte depressão. “Esses casos me inquietaram de uma forma intensa. E quando isso acontece, só há uma solução para mim: escrever sobre isso”.

A maior preocupação era não assustar os leitores, já que é um tema pesado. Com isso em mente, Leiri tratou de forma sensível o assunto. “O livro é um sopro de esperança, tem cenas hilárias, tem vontade de viver, tem amizades. E muito amor. A mensagem é passada de forma clara, mas não opressiva. E foi escrita para jovens e adultos”.

Serviço:
Obra: “A youtuber”, da autora Leiri Jasicki
Editora: Volúpia
Data: 29-06-2019
Horário: 19h
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André

Sobre a autora:

Leiri Jasicki é escritora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, mesma instituição pela qual é formada em Jornalismo. Trabalhou como repórter em jornais e revistas e como diretora de comunicação de câmara municipal. Teve a oportunidade de conhecer e morar em diversos países; as experiências adquiridas com essas viagens inspiraram-na a escrever sobre diferenças culturais e as ligações tão intrigantes entre pessoas de nacionalidades distintas. Artista, é também estudiosa sobre o Teatro Musical e roteirista. Nasceu em Santo André, São Paulo, mas atualmente mora em Dublin, Irlanda, com o marido e o filho.

A youtuber

Romance A youtuber será lançado em Sto.André: obra trata de depressão em jovens . Foto: Divulgação

Sinopse:

Maya é uma youtuber de sucesso que, após um acidente que mata seu irmão e a deixa com uma cicatriz no rosto, abandona o seu canal sem dar muitas explicações aos seguidores. A única coisa que a move é a vingança, e ela não mede esforços para tentar incriminar o motorista que os atropelou. Mas tudo dá uma reviravolta em sua vida quando ela encontra o advogado Oliver e sua irmã Nina, uma adolescente com tendências suicidas que era seguidora do seu canal. Os dois irmãos também foram vítimas de uma tragédia familiar. Será que pessoas feridas conseguem ajudar umas às outras? A amizade improvável entre o trio e o amor que surge entre Maya e Oliver poderão dar um novo significado para a vida da youtuber? Será ela capaz de perdoar quem mais a prejudicou? Essa história tocante trata de suicídio, de depressão, de bullying e perdas, mas, acima de tudo, de amizade, amor e novas chances.