Rita Lee, rainha do rock no Brasil, morre aos 75 anos
Cantora e compositora fazia tratamentos contra câncer no pulmão desde 2021
Cantora e compositora fazia tratamentos contra câncer no pulmão desde 2021
Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morreu nesta segunda-feira (08/05), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e fazia tratamentos contra a doença.
A família da cantora informou o falecimentos pelas redes sociais da artista. “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, diz o comunicado.
O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10/05), das 10h às 17h.
Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos – Beto, de 45 anos; João, de 44; e Antônio, de 42.
Homenagens
Nas redes sociais, fãs, familiares e artistas publicam homenagens à Rita Lee.
Um dos filhos da cantora, João Lee, escreveu: “A admiração que eu tenho por você é infinita. Sempre foi. Que honra e privilégio ser seu filho. Que honra e privilégio ter sido educado por você. Receber seus valores. Nunca conheci uma pessoa como você. Sua força, sua coragem, seu senso de justiça, sua genialidade, sua sensibilidade, seu bom humor e tantas coisas maravilhosas a mais. Eu posso dizer que escolhi bem meus heróis. Você e o meu pai são meus heróis”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou. “Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência.
Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte. Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você.”
Entre os artistas que se manifestaram, estão a apresentadora Xuxa Meneghel, as cantoras Pitty e Preta Gil e a atriz Glória Pires.
“Estou em frangalhos. A Maior nos deixa hoje… Que dia triste! Ritinha, te amarei para todo sempre! Meus sentimentos à família, aos amigos. Brilhará eternamente pra mim. Nunca haverá outra Rita Lee. Obrigada por existir!”, postou a roqueira Pitty.
“Minha tudo Rita Lee, as palavras me faltam agora!!! Eu tive o privilégio de conviver com minha ídola, com minha musa, desde a minha infância até a vida adulta. Cantamos juntas, rimos juntas, um grande presente!!!! Me veio uma paz com a notícia de sua partida, você viveu intensamente uma vida linda que transformou a história desse país!!! Descanse em paz não combina com você, aonde quer que você vá, você será pra sempre luz e revolução!!! Te amo pra sempre!!!”, escreveu a cantora Preta Gil.
Repercussões
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participava de uma audiência pública no Senado quando recebeu a notícia da morte de Rita Lee.
Emocionada, a ministra interrompeu sua apresentação sobre os projetos do ministério tentando conter as lágrimas. “Perdão”, pediu Margareth.
“Não é nem uma questão direta de amizade, apesar de eu ter tido alguns poucos momentos com ela. É pelo que a Rita Lee simboliza para o Brasil e para a música popular brasileira enquanto mulher revolucionária”, acrescentou a ministra, afirmando ter se espelhado na cantora paulista em algum momento de sua carreira. “Pela referência. A gente vê as coisas que ela e o [seu marido] Roberto de Carvalho construíram…É um momento duro receber esta notícia”, acrescentou a ministra, que também lamentou o falecimento, hoje (9), do ex-deputado federal David Miranda.
Companheiro por cinco décadas
Roberto de Carvalho, marido de Rita Lee, publicou uma homenagem à cantora no início da tarde desta terça-feira (9). “É tarde, já vou indo. Preciso ir embora, até amanhã…”, escreveu na legenda de uma foto da artista com a versão da música “Menino de Braçanã”, cantada por ela ao fundo. Eles ficaram juntos por quase cinco décadas.
Rita e Roberto se conheceram no início da década de 1970, quando o cantor Ney Matogrosso chamou a cantora para um jantar com toda a sua banda, com Roberto entre os integrantes. Ambos ficaram juntos e não se separaram mais.
O casal teve três filhos: Beto, João e Antônio. O casamento civil só ocorreu 1996. Os dois foram autores de muitos sucessos como “Lança Perfume”, “Desculpe o Auê”, “Mania de Você”, “Banho de Espuma”, “Mutante”, “Cor de Rosa Choque”, entre outros. Marido e mulher fizeram o lançamento de álbuns em parceria em 1982 e 1990.
Luto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias, em todo o país, pela morte de Rita Lee. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A cantora e compositora, um dos nomes mais importantes da música brasileira, ícone do pop e do rock nacionais, morreu nesta terça-feira (9), aos 75 anos, em casa em São Paulo. Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então tratava a doença.
Mais cedo, em postagem nas redes sociais, o presidente escreveu que Rita Lee “é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória”.
Ainda na mensagem, Lula lembrou que “Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte”.