ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Rio Grande da Serra

Prefeito do PSB do ABC troca Haddad por Tarcísio de Freitas e participa de atividade de campanha

Akira Auriani, de Rio Grande da Serra, prioriza parceria com o Governo de SP em prol do município e minimiza desconforto no partido, que indicou vice na chapa petista 

Gislayne Jacinto
Última atualização: 19/09/2026 22:24
Por Gislayne Jacinto
Publicado 19/09/2026
Compartilhar

Prefeito do PSB do ABC troca Haddad por Tarcísio de Freitas e sinaliza aliança estadual
Prefeito do PSB do ABC troca Haddad por Tarcísio de Freitas e sinaliza aliança estadual. Foto: Divulgação

Em um movimento que movimenta o cenário político do Grande ABC paulista, o prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), cumpriu agenda de campanha e declarou apoio público ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A atitude marca uma guinada em relação ao alinhamento oficial de sua legenda, que compõe a chapa de Fernando Haddad (PT) ao Governo do Estado e indicou o ex-governador Márcio França como vice.

Durante agenda realizada em Ribeirão Pires neste sábado (19/09), o governador Tarcísio de Freitas fez questão de agradecer abertamente ao prefeito pelo apoio recebido. Tarcísio reconheceu que o posicionamento político envolve pressões e custos dentro do partido do aliado. “Fiz um agradecimento especial ao Akira. A gente sabe que isso impõe determinados sacrifícios e determinadas consequências, mas Rio Grande da Serra vai poder contar com o Governo do Estado de São Paulo”, destacou o governador.

Questionado sobre as exigências e os desdobramentos de sua escolha, Akira Auriani garantiu que a aproximação ocorreu de forma natural e sem pressões externas. Segundo ele, o foco principal é garantir investimentos estaduais para os cerca de 60 mil habitantes do município. “Não fui forçado a fazer essa troca. É um gesto pensado na reconstrução da cidade e na região do ABC. O diálogo com o governador e com o Republicanos tem sido muito tranquilo”, afirmou.

Apesar do pragmatismo administrativo alegado pelo chefe do Executivo municipal, a opção por preterir a candidatura de Haddad gerou ruídos dentro de sua própria legenda. Akira admitiu a tensão provocada junto à cúpula socialista, mas ressaltou a relação antiga com as lideranças do PSB. “Causa um desconforto na questão partidária, a gente sabe disso. Mas lideranças como o Márcio França e o Caio França me acompanham há muito tempo e entendem que é necessário olhar para as necessidades reais das cidades”, pontuou.

A aliança consolida a estratégia de Tarcísio de ampliar sua base entre prefeitos do Grande ABC, ao mesmo tempo em que expõe as divisões regionais na coligação encabeçada pelo PT nas eleições estaduais

Tags:Akira Aurianialiançacampanhafernando haddadgovernadorPSBribeirão pirestarcísio de freitas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Santos cuca Cuca exalta sequência, mas pede pés no chão: “Jogo a jogo, sem ilusão”
Próximo artigo Em primeira agenda no ABC, Flávio Bolsonaro defende corte de gastos e critica juros a empresários em São Caetano Tite Campanella fala de encontro de secretários com Marinho e reafirma apoio a Flávio Bolsonaro

Últimas notícias ABC Paulista

Poupatempo de São Bernardo verifica denúncias sobre supostos encontros íntimos em banheiro da unidade
Poupatempo de São Bernardo verifica denúncias sobre supostos encontros íntimos em banheiro da unidade
26/10/2026
Corinthians
Corinthians prepara retorno de Memphis, mas treina com 5 baixas
26/10/2026
Bola de Ouro
Kane leva a Bola de Ouro; confira todos os vencedores
26/10/2026
Perseguição policial termina com infratores detidos e moto recuperada em Rio Grande da Serra
Perseguição policial termina com infratores detidos e moto recuperada em Rio Grande da Serra
26/10/2026
Flávio Bolsonaro diz ter sido intimado pela PF a entregar passaporte ao sair da casa do pai
Flávio Bolsonaro diz ter sido intimado pela PF a entregar passaporte ao sair da casa do pai
26/10/2026

Recomendadas

Com mudanças aprovadas, cerimônias do Executivo passam para 5 e 6 de janeiro, enquanto deputados estaduais de SP assumem em 1º de fevereiro
Santo AndréMauáPolíticaSão BernardoSão Caetano

Novas datas de posse: Presidente, governadores e deputados alteram calendário a partir de 2027

26/10/2026
Lula amplia vantagem no Grande ABC, vence em cinco cidades e garante reeleição em disputa acirrada
Santo AndréDiademaMauáPolíticaRibeirão PiresRio Grande da SerraSão BernardoSão Caetano

Lula amplia vantagem no Grande ABC, vence em cinco cidades e garante reeleição em disputa acirrada

26/10/2026
Apoiadores tomam a Avenida Paulista e ruas no ABC para celebrar reeleição de Lula  
São BernardoPolíticaSão Paulo

Apoiadores tomam a Avenida Paulista e ruas no ABC para celebrar reeleição de Lula  

26/10/2026
Flávio Bolsonaro contesta resultado das eleições e afirma que vai pedir anulação do pleito à Justiça. Foto: Reprodução
BrasilPolítica

Flávio Bolsonaro contesta resultado das eleições e afirma que vai pedir anulação do pleito à Justiça

26/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?