
A Prefeitura de Rio Grande da Serra inaugurou, nesta sexta-feira (26), o Centro de Formação Turística e de Empreendedorismo, novo equipamento público criado para ampliar o acesso da população à qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo e fortalecer o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.
Instalado na região central do município, em frente à Prefeitura, o espaço passa a concentrar cursos, oficinas, capacitações, palestras e ações voltadas à formação profissional, inovação, tecnologia, turismo e economia criativa, tornando-se um ambiente permanente de aprendizado e desenvolvimento.
A implantação do Centro foi viabilizada por meio da parceria entre a Prefeitura e instituições como Sebrae, Instituto Federal, Escola do Trabalhador 4.0, Sabesp, Sicredi, Unipar e Alusa, reunindo diferentes iniciativas em um único local para facilitar o acesso da população às oportunidades de capacitação.
“O desenvolvimento de uma cidade passa pela formação das pessoas. Este espaço foi pensado para oferecer oportunidades reais de crescimento, preparando jovens, trabalhadores e empreendedores para os desafios do mercado e valorizando também o potencial turístico de Rio Grande da Serra”, destacou o prefeito Akira Auriani.
Entre os serviços disponíveis estão a Escola do Trabalhador 4.0, voltada à qualificação profissional nas áreas de tecnologia e mercado digital; o polo de Educação a Distância do Instituto Federal; a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae; um espaço coworking para reuniões e desenvolvimento de negócios; e a Sala de Ciência, destinada à realização de cursos, oficinas e atividades voltadas à educação ambiental, inovação e turismo.
Outro destaque da entrega é a transformação de uma obra que permaneceu inacabada por mais de uma década. O antigo prédio do Mirante foi completamente revitalizado e ganhou uma nova função social, passando a servir como espaço de formação, conhecimento e geração de oportunidades para a população.
Com a inauguração, Rio Grande da Serra amplia sua política de incentivo à capacitação profissional e ao empreendedorismo, fortalecendo a economia local e preparando o município para aproveitar suas potencialidades turísticas e de desenvolvimento sustentável.
