ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Rio Grande da Serra

Rio Grande da Serra recebe Agência do Japão para conhecer programa de coleta seletiva

Mesmo em agenda política fora da cidade, o prefeito Akira Auriani, que já participou de intercâmbio com a JICA quando era vereador, acompanha de perto os avanços do programa

Gislayne Jacinto
Última atualização: 27/07/2025 08:36
Por Gislayne Jacinto
Publicado 27/07/2025
Compartilhar
Rio Grande da Serra recebe visita da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para conhecer programa de coleta seletiva inspirado em modelo japonês
Rio Grande da Serra recebe visita da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para conhecer programa de coleta seletiva inspirado em modelo japonês. Foto: Divulgação

A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SeClima) de Rio Grande da Serra recebeu, no último dia 23 de julho, a visita do senhor Haruki Ogasa, responsável pelos projetos de sustentabilidade da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em Moçambique. A agenda teve como objetivo conhecer o programa Recicla Rio Grande, iniciativa municipal de descarte seletivo inspirado no modelo japonês.

“Viemos conhecer os projetos desenvolvidos em Angola e também em Rio Grande da Serra”, destacou o representante da JICA, que foi recepcionado pela equipe da SeClima, liderada pelo secretário adjunto Flávio Nakaoka, ex-bolsista e perito em gestão de resíduos pela própria agência japonesa.

Durante a visita, foram apresentados os coletores do Recicla Rio Grande, instalados em pontos estratégicos da cidade, como a Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque América. O sistema de separação em dois grupos — secos (recicláveis) e úmidos (rejeitos) — tem como objetivo facilitar o descarte e ampliar a consciência ambiental da população. “Um produto se transforma em resíduo nas mãos do consumidor. O descarte correto é o primeiro passo para um novo olhar sobre o lixo”, explicou Nakaoka.

Segundo ele, resíduos valorizados como latas de alumínio e garrafas PET, quando misturados a rejeitos, acabam sendo saqueados diretamente dos sacos de lixo, o que contribui para a sujeira urbana e prejudica o meio ambiente e o turismo. A separação correta e a definição de horários para o descarte porta a porta devem contribuir para mitigar esse problema.

A vice-prefeita Vilma Marcelino também participou da recepção e destacou a importância do intercâmbio internacional. “Questões ambientais estão em pauta no mundo inteiro, e essa troca de experiências é fundamental para que possamos avançar em políticas públicas sustentáveis”, afirmou.

O secretário da pasta, Marcelo Marcondes, ressaltou que Rio Grande da Serra é signatária dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e que o programa está apenas começando. “Vamos ampliar o Recicla Rio Grande com a instalação de coletores em todas as 11 escolas municipais e nas 8 Unidades de Saúde da Família, ainda no segundo semestre”.

A Prefeitura também prepara um decreto, em parceria com a empresa de limpeza urbana Peralta, que vai estabelecer os horários de coleta por bairro, tanto para os resíduos domiciliares quanto para os recicláveis.

Mesmo em agenda política fora da cidade, o prefeito Akira Auriani, que já participou de intercâmbio com a JICA quando era vereador, acompanha de perto os avanços do programa. “Desde o início da nossa gestão, cobramos a implementação da coleta seletiva. Sabemos que há um longo caminho, mas o importante é seguir avançando”, afirmou o prefeito.

A visita foi encerrada com um tradicional almoço brasileiro, e o representante da JICA elogiou a iniciativa. “Fico muito satisfeito com tudo o que vi. Vamos levar essas informações para Moçambique e esperamos voltar em breve para continuar essa conversa”, declarou Haruki Ogasa.

A SeClima está agora em novo endereço: Rua Lídia Pollone, 45. Já o Recicla Rio Grande ganhou sede própria, na Rua Mercúrio, 156, reforçando o compromisso da cidade com a agenda ambiental.

- Públicidade -
Tags:Agência de Cooperação Internacional do Japãocoletaprogramario grande da serravisita

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Entre o passado e o futuro: Câmara celebra os 148 anos de São Caetano do Sul Entre o passado e o futuro: Câmara celebra os 148 anos de São Caetano do Sul
Próximo artigo Prefeitura realiza Drive-Thru de Lixo Eletrônico em Ribeirão Pires nesta quarta-feira (30) Prefeitura realiza Drive-Thru de Lixo Eletrônico em Ribeirão Pires nesta quarta-feira

Últimas notícias

Vitor Roque
Vitor Roque não teve nenhuma lesão constatada
19/01/2026
Santos - Marcelo Teixeira
Presidente do Santos analisa empate e quer reação
19/01/2026
Messi
Messi pode jogar no Brasil: Dono do Inter Miami tenta articular
19/01/2026
Lucas Moura
Lucas Moura retoma titularidade e relembra: “Sofri muito”
19/01/2026
Santos
Santos pode jogar contra o Corinthians sem Gabigol
19/01/2026

Recomendadas

Vitor Luciano, conhecido como "Vitão", estava internado desde o dia 13; colisão foi causada por motorista que realizou conversão proibida
Ribeirão PiresCidades

Morre motociclista de 24 anos após acidente na Rodovia Índio Tibiriçá

19/01/2026
Construção da passarela da Senador Vergueiro começa esta semana
São BernardoCidadesSanto André

BRT-ABC: Obras de passarelas e viadutos avançam em São Bernardo nesta semana

19/01/2026

Ribeirão Pires realiza reunião de diretrizes de trabalho para profissionais do esporte

18/01/2026
Santo André realiza obras noturnas de modernização na Rua Siqueira Campos
Santo AndréCidades

Santo André realiza obras noturnas de modernização na Rua Siqueira Campos

18/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?