A Prefeitura de Rio Grande da Serra oficializou nesta quinta-feira (29/11) a saída do município do Consórcio Intermunicipal do ABCD. Das sete cidades da Região, essa é a terceira a deixar a entidade desde o ano passado, quando assumiu a presidência da instituição o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). Diadema foi a primeira a pedir desligamento no ano passado. Nesta terça-feira (27/11), foi a vez de São Caetano também aprovar na Câmara o abandono do Consórcio. Os três municípios argumentaram a falta de retorno em termos de investimentos.
“O Município de Rio Grande da Serra, através de seu representante legal, Prefeito Gabriel Maranhão, e autorização legislativa municipal, comunica seu desligamento do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Entre as principais motivações do desligamento está o descumprimento pela atual gestão do Consórcio de seu princípio basilar, que é a regionalização das ações a serem desenvolvidas, bem como a inexistência de perspectiva futura de reversão do quadro atual”, disse a nota oficial emitida pela Prefeitura.
Apesar das críticas, neste mesmo comunicado a Prefeitura ressaltou que por meio do Consórcio o município foi beneficiado com diversos programas, como a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Programa de Mobilidade Urbana.
Entenda o caso
A Câmara de Rio Grande da Serra em 30 de maio deste ano, por 11 votos a 2, o projeto do prefeito Gabriel Maranhão que autorizou o município a desfiliar-se do Consórcio Intermunicipal do ABC. Apesar dessa aprovação, somente agora o governo decidiu oficializar o desligamento.
Gabriel Maranhão já vinha se distanciando da entidade e faltava constantemente às assembleias dos prefeitos. A situação se agravou quando Maranhão foi expulso do PSDB, dias depois de se encontrar com o governador Márcio França (PSB) e declarar apoio a sua reeleição. Nos bastidores políticos a informação é de que Maranhão acredita que Orlando Morando tenha articulado sua saída legenda tucana. O fato afetou o relacionamento de ambos.
Rio Grande da Serra, a cidade mais pobre da Região do ABCD, contribuía com R$ 220 mil por ano com o Consórcio Intermunicpal.
Com trajeto da Rua Tiradentes ao Centro, Linha de ônibus 02A entra em operação na…
Domingo no Pedroso integra calendário comemorativo do aniversário de Santo André
Confira as atrações gratuitas da Estância para este fim de semana em Ribeirão Pires
Cerca de 40 pets, entre cães e gatos, já vacinados, vermifugados e castrados, estarão prontos…
Linhas municipais e intermunicipais de ônibus terão trajetos alterados durante a realização da maratona, que…
Gilvan reforçou que a iniciativa busca garantir uma execução mais viável dos precatórios por parte…