ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Ribeirão Pires

Ribeirão Pires é habilitada para receber recursos da Lei Aldir Blanc PNAB 2025

Plano de Aplicação dos Recursos foi construído com ampla participação da sociedade civil e equipe técnica da Secretaria de Cultura

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 24/12/2025 19:11
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 24/12/2025
Compartilhar
Ribeirão Pires é habilitada para receber recursos da Lei Aldir Blanc PNAB 2025
Ribeirão Pires é habilitada para receber recursos da Lei Aldir Blanc PNAB 2025. Foto: Divulgação

Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, foi habilitado pelo Ministério da Cultura para o recebimento dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2. A habilitação confirma que a cidade cumpriu todas as etapas exigidas pelo Governo Federal, incluindo a aprovação do Plano de Aplicação dos Recursos, que define como os valores serão investidos no fortalecimento do setor cultural local.

O documento foi elaborado pela Secretaria de Cultura em um processo colaborativo que envolveu artistas, produtores, coletivos e agentes culturais de diversos segmentos. A construção do plano ocorreu durante sessões de escutas públicas no segundo semestre de 2025, nas quais foram discutidos os projetos prioritários e a distribuição dos recursos destinados às categorias de premiação.

Com a habilitação, Ribeirão Pires passa a integrar o grupo de municípios aptos a receber os repasses da Lei Aldir Blanc, viabilizando o possível repasse de R$ 808.223,73 pelo Governo Federal. Os recursos serão aplicados em editais e ações de fomento voltadas a artistas, grupos, coletivos e espaços culturais da cidade, fortalecendo a produção artística, a diversidade e o acesso à cultura.

“Esse investimento será fundamental para apoiar nossos artistas e coletivos, incentivar a produção cultural local e garantir que a população tenha cada vez mais acesso à cultura de qualidade”, comentou a secretária de Cultura, Rosí Ribeiro de Marco.

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022, garante repasses anuais de recursos federais a estados e municípios para o fomento à cultura. O Plano de Aplicação dos Recursos de Ribeirão Pires está disponível no site da prefeitura – Diário Oficial – edição de 15/12. Acesso pelo link: www.ribeiraopires.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/6167.

 

Tags:habilitaçãoLei Aldir Blanc PNAB 2025recursosribeirão pires

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior GCM Mauá apreende veículo roubado e clonado com apoio da Muralha Inteligente GCM Mauá apreende veículo roubado e clonado com apoio da Muralha Inteligente
Próximo artigo Vandalismo atinge duas escolas municipais em Ribeirão Pires Vandalismo atinge duas escolas municipais em Ribeirão Pires

Últimas notícias ABC Paulista

Santos
Santos fecha novo contrato de patrocínio; veja os detalhes
07/10/2026
sao paulo dorival
São Paulo tenta quebrar série sem vitórias de 10 partidas no Campeonato Brasileiro
07/10/2026
corinthians memphis
Corinthians tem 11 possíveis desfalques para o jogo contra o Palmeiras
07/10/2026
Santos neymar
Neymar fica em 2027? Alexandre Mattos diz que depende de uma condição
07/10/2026
sao paulo morumbi brasileirao
Candidato a presidência do São Paulo apresenta propostas; confira as principais
07/10/2026

Recomendadas

Gabriel Dantas assume interinamente a Secretaria de Educação, Leandro Gonçalves da Silva passa a comandar a pasta de Juventude, Esporte e Lazer_ Foto: Leandro Teixeira (PMETRP)
Ribeirão PiresPolítica

Prefeitura de Ribeirão Pires anuncia mudanças no primeiro escalão da Administração

07/10/2026
São Bernardo promove nova edição do Festival da Primavera e das Flores
São BernardoCultura e Lazer

São Bernardo promove nova edição do Festival da Primavera e das Flores

07/10/2026
Prefeitura de São Caetano celebra Semana das Crianças com programação no teatro e Dia de Brincar no parque
São CaetanoCultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano celebra Semana das Crianças com programação no teatro e Dia de Brincar no parque

07/10/2026
Prefeitura de São Caetano publica novo edital para comercialização de alimentos e bebidas em eventos
São CaetanoCultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano publica novo edital para comercialização de alimentos e bebidas em eventos

06/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?