
O Projeto Cão Amigo, realizado pela Prefeitura de Ribeirão Pires por meio da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, alcançou a marca de 10 mil participantes. Escolas, parques, clínicas e até residências de longa permanência receberam as atividades promovidas pelo canil da Guarda Civil Municipal.
Iniciado em junho de 2025, o projeto teve como foco inicial a rede municipal de ensino, percorrendo 48 escolas, sendo 33 municipais, 12 estaduais e três particulares. Com o sucesso da iniciativa, as ações foram ampliadas para outros serviços, incluindo clínicas que atendem crianças com TEA e participação na Semana da SIPAT da empresa Somma.
“Esse projeto atua como uma ferramenta de socialização e conscientização, mostrando aos jovens e à sociedade a importância e como é feito o trabalho da nossa Guarda Civil Municipal”, destacou o secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Arlei Capoccio.
Durante as apresentações, a equipe do Canil realiza atividades de agilidade, demonstrações de busca e faro e uma palestra que abordou temas como respeito aos pais, aos mais velhos e convivência cidadã. Os estudantes também acompanharam exercícios de obediência e simulações de situações reais, evidenciando como os cães auxiliam a GCM em operações de segurança.
“Em Ribeirão Pires, a segurança também é construída com educação. Quando levamos esse trabalho para as escolas, formamos multiplicadores, crianças que entendem, valorizam e difundem a importância do respeito, da convivência e da responsabilidade”, afirmou o prefeito Guto Volpi.
Na área de Educação para o Trânsito, além das ações voltadas à segurança pública, a equipe manteve o calendário anual de atividades e entregou a todas as escolas da rede municipal o jogo Trânsito Legal, que de forma lúdica ensina às crianças as leis de trânsito e a importância de respeitá-las.
