ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Ribeirão Pires

Ribeirão Pires intensifica combate a construções irregulares e degradação ambiental

Ação integrada entre Prefeitura, Governo do Estado e municípios da região visa coibir invasões e ocupações irregulares em áreas de proteção ambiental

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 22/07/2025 22:19
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 22/07/2025
Compartilhar
Ribeirão Pires intensifica combate a construções irregulares e degradação ambiental
Ribeirão Pires intensifica combate a construções irregulares e degradação ambiental. Foto: Divulgação

Ribeirão Pires recebeu operação de fiscalização ambiental com a participação de órgãos estaduais, municipais e policiais ambientais para frear construções ilegais e preservar o território. As ações de fiscalização realizadas nesta semana em Ribeirão Pires integram uma força-tarefa conduzida pelo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Polícia Ambiental e prefeituras de cidades vizinhas, como Suzano, Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo.

O objetivo da operação é combater construções irregulares, ocupações indevidas e práticas que comprometem o equilíbrio ambiental da região. Durante a operação, diversos imóveis foram autuados por estarem em desacordo com a legislação urbanística e ambiental. Algumas construções foram embargadas e outras, por estarem em estágio inicial ou em flagrante irregularidade, foram demolidas pelas autoridades competentes. A ação visa frear o avanço de ocupações ilegais em áreas sensíveis do município.

Os moradores foram orientados sobre os riscos ambientais e legais de construções em áreas protegidas. Além das autuações, notificações e multas foram aplicadas pela Polícia Ambiental, tanto do Estado quanto em parceria com as equipes municipais, como forma de dissuadir novas tentativas de invasão.

“Ações como essa fortalecem a preservação ambiental e dão resposta imediata à ocupação desordenada do solo. No momento, o foco das ações é exclusivamente preventivo e corretivo A ação desta semana é apenas uma das muitas previstas em nosso cronograma.”, explicou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.

A Prefeitura destaca que esse tipo de intervenção é essencial para evitar a degradação urbana e ambiental, além de promover segurança jurídica e territorial para a cidade. A população também pode colaborar denunciando ocupações suspeitas e danos ambientais por meio do número: (11) 4828-9800.

- Públicidade -
Tags:combatecontruçõesdegradação ambientalintensificaçãoribeirão pires

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Quatro ferros-velhos são lacrados durante operação conjunta em Santo André Quatro ferros-velhos são lacrados durante operação conjunta em Santo André
Próximo artigo Degustação de pratos típicos marca prévia da 32ª Festa Italiana de São Caetano Degustação de pratos típicos marca prévia da 32ª Festa Italiana de São Caetano

Últimas notícias

Casemiro
Casemiro já tem destinos possíveis, garante jornal
22/01/2026
Botafogo
Botafogo: Crise e dívidas ameaçam o clube
22/01/2026
Ator Wagner Moura é anunciado no elenco de animação de 'Star Wars', 1º novo papel após indicação ao Oscar
Ator Wagner Moura é anunciado no elenco de animação de ‘Star Wars’, 1º novo papel após indicação ao Oscar
22/01/2026
allan Barcelos São Paulo
Allan Barcellos tem contrato renovado com o São Paulo
22/01/2026
São Paulo
São Paulo irá encarar maratona de jogos contra times de Série A
22/01/2026

Recomendadas

Homenagem: São Bernardo se despede de caseiro Albino Castro dos Santos
São BernardoCidades

Homenagem: São Bernardo se despede de caseiro Albino Castro dos Santos

22/01/2026
Quase 30% dos alunos do 9º ano da rede municipal conquistam vaga em escolas técnicas de referência
Ribeirão PiresCidades

Quase 30% dos alunos do 9º ano da rede municipal de Ribeirão Pires vaga em escolas técnicas de referência

22/01/2026
Programa ‘Grafitando SBC’ é lançado para dar mais cor e vida à cidade e combater a pichação
São BernardoCidades

Programa ‘Grafitando SBC’ é lançado para dar mais cor e vida à cidade e combater a pichação

22/01/2026
Santo André dá fim a uso de caminhão-pipa e avança na universalização do saneamento
Santo AndréCidades

Santo André dá fim a uso de caminhão-pipa e avança na universalização do saneamento

22/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?