VOLTAR
  • Variedades

Ribeirão Pires vacinará pessoas com mais de 18 anos com comorbidades

Imunização inicia nesta segunda-feira no drive thru do Complexo Ayrton Senna das 8h às 16h

  • Imunização em Ribeirão Pires tem sido feita em sistema drive thru do Complexo Ayrton Senna das 8h às 16h.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/05/2021
  • Compartilhar:

Imunização inicia nesta segunda-feira no drive thru do Complexo Ayrton Senna das 8h às 16h

Imunização em Ribeirão Pires tem sido feita em sistema drive thru do Complexo Ayrton Senna das 8h às 16h. Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires vacinará a partir desta segunda-feira (31/05) pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos.  A imunização ocorre em formato drive thru ou para pedestres, no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193), das 8h às 16h.

A vacina disponível para aplicação da primeira dose nesta faixa-etária será a Astrazeneca/Fiocruz. Para a imunização, as pessoas deverão levar: CPF, comprovante de residência e declaração médica contendo o CID, indicando a condição de saúde do paciente. Essa declaração pode ser obtida pelo munícipe na Unidade de Saúde (UBS ou USF) que ele faz acompanhamento, em até 24h.

Segundo o Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com comorbidade as que possuem:

Diabetes mellitus

Hipertensão Arterial resistente

Hipertensão Artéria estágio 3

Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo

Obesidade mórbida

HIV

Doença cerebrovascular

Doença renal crônica

Imunossuprimidos

Anemia falciforme

Cirrose Hepática

Pneumopatias crônicas graves

Doenças Cardiovasculares

Insuficiência Cardíaca

Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar

Síndrome Coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Doença da Aorta, dos Grande Vasos e Fístulas arteriovenosas

Arritmias Cardíacas

Cardiopatias Congênitas no Adulto

Próteses Valvares e dispositivos cardíacos implantados

Outros grupos

A imunização dos outros grupos com comorbidades (Pessoas com Síndrome de Down -18 a 59 anos; transplantadas Imunossuprimidas – 18 a 59 anos; deficiência permanente beneficiários do BPC – a partir dos 18 anos; Gestantes e puérperas – A partir dos 18 anos, Coronavac), continua normalmente.

Gripe

Entre os sete municípios do ABCD, Ribeirão Pires é o que mais vacinou proporcionalmente a população contra a gripe (Influenza H1N1) no Dia D. Foto: Divulgação

Além da imunização contra a Covid, Ribeirão Pires também faz a vacinação contra a covid. Entre os sete municípios do ABCD, é o que mais vacinou proporcionalmente a população contra a gripe (Influenza H1N1) no Dia D. A cidade imunizou 1,25% de sua população somente neste sábado (29).

“A eficiência e organização da vigilância epidemiologia, com o suporte da equipe da atenção primária, SEJEL – Secretaria de Esportes, Juventude Cultura, Lazer e Turismo, Decom (Departamento de Comunicação) Educação e guarda Municipal na Segurança Pública, colaboraram para esse resultado expressivo”, pontuou Audrei Rocha, Secretário Municipal de Saúde.

Responsável pela Vigilância a Saúde da cidade, Patrícia Bezerra também comemorou o resultado. “A soma de fatores e o empenho da equipe mostra que somos capazes de oferecer e realizar ações de qualidade na cidade. Agradeço também os munícipes pela compreensão da importância da vacinação”, disse, completando que “é um orgulho levar Ribeirão Pires ao topo”.

Completando a lista de vacinados, São Caetano aparece em segundo lugar, com 1,22% (1987 pessoas) São Bernardo do Campo em terceiro, 0,31% (2624), Santo André, 0,27% (2002), Diadema, 0,16% (703) e Mauá 0,08 (429).

A imunização contra a gripe permanece nos postos de saúde de Ribeirão Pires. Idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde, professores das escolas públicas e privadas, gestantes e puérperas ainda podem se vacinar durante a semana, das 8h às 16h.