Ribeirão Pires vacinará pessoas com mais de 18 anos com comorbidades
Imunização inicia nesta segunda-feira no drive thru do Complexo Ayrton Senna das 8h às 16h
Imunização inicia nesta segunda-feira no drive thru do Complexo Ayrton Senna das 8h às 16h
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires vacinará a partir desta segunda-feira (31/05) pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos. A imunização ocorre em formato drive thru ou para pedestres, no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193), das 8h às 16h.
A vacina disponível para aplicação da primeira dose nesta faixa-etária será a Astrazeneca/Fiocruz. Para a imunização, as pessoas deverão levar: CPF, comprovante de residência e declaração médica contendo o CID, indicando a condição de saúde do paciente. Essa declaração pode ser obtida pelo munícipe na Unidade de Saúde (UBS ou USF) que ele faz acompanhamento, em até 24h.
Segundo o Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com comorbidade as que possuem:
Diabetes mellitus
Hipertensão Arterial resistente
Hipertensão Artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Obesidade mórbida
HIV
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Anemia falciforme
Cirrose Hepática
Pneumopatias crônicas graves
Doenças Cardiovasculares
Insuficiência Cardíaca
Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar
Síndrome Coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doença da Aorta, dos Grande Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias Cardíacas
Cardiopatias Congênitas no Adulto
Próteses Valvares e dispositivos cardíacos implantados
Outros grupos
A imunização dos outros grupos com comorbidades (Pessoas com Síndrome de Down -18 a 59 anos; transplantadas Imunossuprimidas – 18 a 59 anos; deficiência permanente beneficiários do BPC – a partir dos 18 anos; Gestantes e puérperas – A partir dos 18 anos, Coronavac), continua normalmente.
Gripe
Além da imunização contra a Covid, Ribeirão Pires também faz a vacinação contra a covid. Entre os sete municípios do ABCD, é o que mais vacinou proporcionalmente a população contra a gripe (Influenza H1N1) no Dia D. A cidade imunizou 1,25% de sua população somente neste sábado (29).
“A eficiência e organização da vigilância epidemiologia, com o suporte da equipe da atenção primária, SEJEL – Secretaria de Esportes, Juventude Cultura, Lazer e Turismo, Decom (Departamento de Comunicação) Educação e guarda Municipal na Segurança Pública, colaboraram para esse resultado expressivo”, pontuou Audrei Rocha, Secretário Municipal de Saúde.
Responsável pela Vigilância a Saúde da cidade, Patrícia Bezerra também comemorou o resultado. “A soma de fatores e o empenho da equipe mostra que somos capazes de oferecer e realizar ações de qualidade na cidade. Agradeço também os munícipes pela compreensão da importância da vacinação”, disse, completando que “é um orgulho levar Ribeirão Pires ao topo”.
Completando a lista de vacinados, São Caetano aparece em segundo lugar, com 1,22% (1987 pessoas) São Bernardo do Campo em terceiro, 0,31% (2624), Santo André, 0,27% (2002), Diadema, 0,16% (703) e Mauá 0,08 (429).
A imunização contra a gripe permanece nos postos de saúde de Ribeirão Pires. Idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde, professores das escolas públicas e privadas, gestantes e puérperas ainda podem se vacinar durante a semana, das 8h às 16h.