VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Ribeirão Pires promove Procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira

Evento, que faz parte do calendário municipal, contará com missa e tradicional tapete de serragem feito por fiéis

  • Ribeirão Pires promove Procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 06/06/2023
  • Compartilhar:

Evento, que faz parte do calendário municipal, contará com missa e tradicional tapete de serragem feito por fiéis

Procissão de Corpus Christi

Ribeirão Pires promove Procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (08/06), acontece em Ribeirão Pires a Solenidade de Corpus Christi 2023. O evento, que reúne seis paróquias da cidade e Rio Grande da Serra, conta com a tradicional confecção de tapete de serragem, missa presidida pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e benção especial com adoração do Santíssimo.

A celebração, que faz parte do calendário municipal, acontece como apoio da Prefeitura da Estância e traz as paróquias Santa Luzia, Santanna, Nossa Senhora de Fátima, São José, São Judas Tadeu e São Sebastião para a tradicional procissão, que acontecerá por várias vias do centro da cidade. “É um evento importante do nosso calendário que valoriza as tradições culturais e fomenta a fé na Estância. É lindo e emocionante ver e viver”, observa o prefeito Guto Volpi.

Os preparativos do tapete se iniciam na quarta-feira (07/06), às 20h, com participação de membros das paróquias e moradores. O tapete, feito com serragem, pó de café e casca de ovos, será montado na Rua Padre Marcos Simoni. A via será interditada a partir das 20h para a confecção.

Na quinta-feira de Corpus Christi, as celebrações terão início às 9h, com a missa presidida pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini. Na sequência, a procissão sai do Complexo Ayrton Senna e segue até o Hospital São Lucas, onde ocorrerá uma Benção Especial, seguindo para a Rua Padre Marco Simoni, onde estará o tapete. A celebração termina no Palco Central da Vila do Doce, com adoração e bênção do Santíssimo.

Confecção do Tapete – dia 07/06, a partir das 20h (Rua Padre Marco Simoni – Centro)

Temas do Tapete

A confecção do Tapete é divido entre as paróquias, cada uma com um tema

1º Paróquia São José – Campanha da fraternidade

2º Paróquia Santa Luzia – Acolhida e missão

3º Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Temas eucarísticos

4º Paróquia São Sebastião – Ano Vocacional

5º Paróquia São Judas Tadeu – Saúde e temas eucarísticos

6º Sant’Anna – 70 anos da Diocese Santo André

Missa

Dia 08/06, às 9h –  Missa presidida pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini – Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy)