VOLTAR
  • Variedades

Ribeirão Pires pinta faixa de pedestre no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Prefeitura promove ações de conscientização na região Central da cidade

  • Ribeirão Pires pinta faixa de pedestre no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.
    Foto: Divulgação/PRP
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/05/2021
  • Compartilhar:

Prefeitura promove ações de conscientização na região Central da cidade

Ribeirão Pires pinta faixa de pedestre no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Foto: Divulgação/PRP

Nesta segunda-feira (17/05) é celebrado o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Em Ribeirão Pires, a Prefeitura da Estância Turística, por meio da Secretaria de Trânsito, com apoio do COMADS (Conselho Municipal de Apoio à Diversidade Sexual), ARPA (Associação Ribeirão Pirense de Apoio LGBT) e GAD (Grupo de Apoio à Diversidade), promoveu a pintura de faixa simbólica nas cores do Arco-íris (símbolo do movimento LGBTQIA+), em atendimento à Lei Municipal nº 6.419/19, que institui o Monumento Municipal da Tolerância e Respeito às pessoas LGBTs – “Faixa da Diversidade”.

A “Faixa da Diversidade” está localizada em semáforo próximo à Vila do Doce, na região central da cidade. Todo o material para a pintura foi financiado com dinheiro de doações arrecadadas pelo próprio COMADS. O trabalho foi finalizado no último sábado (15/05) e entregue à cidade nesta segunda-feira, com a presença do prefeito da Estância, Clóvis Volpi, vereadores e representantes da Câmara Municipal e autoridades regionais e estaduais, como o vereador de Mauá, Márcio Araújo; o coordenador de Políticas para Diversidade Sexual, da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo, Marcelo Gallego; e Ivan Santos, assessor do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.

De acordo com presidente do COMADS, Rafael Ventura, a ação tem o objetivo de atrair atenção e visibilidade para o movimento LGBTQ+. “O intuito dessa singela ação é trazer uma reflexão para as pessoas que passarem por aqui. Não é apenas tinta no asfalto, é um símbolo de resistência, luta e sobrevivência”, afirmou.

Em parceria entre Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo e COMADS, a Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/nº) também recebe painel “Dia de Sair do Armário. Armário foi feito para guardar roupas, e não pessoas”. A intervenção, além da reflexão promove a interação com o público que pode tirar fotos e marcar a hashtag #diadesairdoarmario nas redes sociais.

O Dia de Sair do Armário é celebrado originalmente no mês de outubro, mas Ribeirão Pires optou por trabalhar a ação também na Semana contra a LGBTfobia. O Dia de Sair do Armário foi criado em 1988 pelo psicólogo gay, Robert Eichberg, e por Jean O´Leary, ativista lésbica, e é comemorado sempre dia 11 de outubro – data do Marco Nacional de Washington para Direitos de Gays e Lésbicas. Se tornou uma data internacional para aumentar a conscientização sobre a importância de sair do armário e abordar temas sobre sexualidade LGBT. Segundo o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi, ‘a Prefeitura atua no cumprimento da legislação e garantia dos direitos de todos’.

Prefeitura promove ações de conscientização na região Central da cidade. Foto: Divulgação/PRP

“Ribeirão Pires está comprometida em garantir o respeito e uma vida plena ao público LGBT+, podendo circular sem medo nos comércios, sendo atendido da forma correta no sistema de saúde e educação, garantindo espaço na cultura. Isso contribui sensivelmente no combate aos preconceitos e a todos os tipos de violência, seja ela física, psicológica, patrimonial, moral ou religiosa”, explicou Wagner Lima, presidente do GAD (Grupo de Apoio à Diversidade).

A Secretaria de Saúde, por sua vez, realizou a entrega do “kit prevenção”, com preservativos femininos e masculinos à população. Além disso, o Município disponibiliza de forma gratuita e sigilosa testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (Av. Francisco Monteiro, 205) de segunda à sexta das 8h às 16h.

LBGTfobia

Em Ribeirão Pires, moradores vítimas de LGBTfobia podem acionar atendimento e acompanhamento do caso pelo e-mail: assistenciasocial@ribeirãopires.sp.gov.br (Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social), ou diretamente com o COMADS pelo e-mail: comads@ribeiraopires.sp.gov.br.