VOLTAR
  • Cidades

Ribeirão Pires lança Escudo Digital e reforça combate à criminalidade

Com a incorporação de novas tecnologias, GCM atuará de forma integrada às forças de segurança do Estado para ampliar segurança

  • Ribeirão Pires lança Escudo Digital e reforça combate à criminalidade.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 17/08/2023
  • Compartilhar:

Com a incorporação de novas tecnologias, GCM atuará de forma integrada às forças de segurança do Estado para ampliar a segurança

Ribeirão Pires

Ribeirão Pires lança Escudo Digital e reforça combate à criminalidade. Foto: Divulgação

O prefeito de Ribeirão Pires apresentou nessa quarta-feira (16/08) o programa Escudo Digital, que intensificará as ações de segurança na cidade. Entre as novidades, nesta semana, as equipes da Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil realizam a instalação das câmeras de monitoramento do Detecta. Os equipamentos, que não geram multas de trânsito, reforçarão a proteção das entradas e saídas da Estância, no limite com municípios vizinhos.

Um dos principais pilares do Escudo Digital, o sistema Detecta em Ribeirão Pires, que é interligado ao banco de dados das policias estaduais – Militar e Civil – opera 24 horas por dia, todos os dias da semana. A nova tecnologia cria barreira eletrônica de proteção, uma vez que as imagens captadas pelas câmeras possibilitam a identificação, pela placa, de veículos roubados ou furtados, o que agiliza a mobilização das forças policiais. Inicialmente o Detecta está sendo instalado nas avenidas Kaethe Richers, Humberto de Campos e Ernesto Menato, vias importantes e que dão acesso ao município.

O novo programa Escudo Digital reúne investimentos públicos que estão modernizando a estrutura de trabalho das forças de segurança. Além da implantação do Detecta, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires recebeu novo drone – chamado Abelhão – que está reforçando o monitoramento na cidade, entre outros avanços neste ano.

 

 

“Este é um dos maiores investimentos em segurança que a cidade já viu. Engloba tecnologia, compra de equipamentos para a GCM, ações pontuais para a segurança viária. E teremos o sistema Detecta na nossa cidade, tecnologia que realiza monitoramento de qualquer tipo de movimentação suspeita e que deve impedir a entrada de criminosos na nossa cidade. Vamos fazer de Ribeirão Pires uma cidade segura para seus moradores”, declarou o prefeito Guto Volpi.

Neste ano, os agentes de segurança municipal receberam 140 novas fardas, assim como capacetes e algemas novas, tudo para garantir a qualidade da atuação dos homens e mulheres que atuam na Guarda. O Canil Municipal recebeu aperfeiçoamento e a municipalidade também investiu na ampliação das patrulhas especializadas.

Segurança viária

A Prefeitura de Ribeirão Pires também realizou investimentos que impactaram no aumento da segurança viária na cidade e resultaram em queda de 55% nas ocorrências com vítimas fatais, no comparativo entre os primeiros semestres deste ano e de 2020, conforme dados do Infosiga.  Ao todo, 13 cruzamentos da cidade receberam novos conjuntos semafóricos, além de 10 mil m² de nova sinalização horizontal de trânsito.

Todos os agentes de trânsito que atuam na cidade receberam novas fardas, o que facilita a identificação visual do profissional durante as atuações. A municipalidade, ainda, entregou quatro novas motocicletas, seis bicicletas e três viaturas novas para a equipe que atua no Trânsito na cidade.

Veja mais um vídeo d prefeito Guto Volpi na futura central de monitoramento:

https://youtube.com/shorts/FWWyg3aFuOc?feature=share