VOLTAR
  • Cidades
  • Ribeirão Pires

Ribeirão Pires inicia verificação de solo para nova etapa do viaduto estaiado

Processo visa aferir qual é a profundidade correta do solo para acomodar estacas de sustentação do viaduto estaiado 

  • Ribeirão Pires inicia verificação de solo para nova etapa da obra do viaduto estaiado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 27/01/2024
  • Compartilhar:

Processo visa aferir qual é a profundidade correta do solo para acomodar estacas de sustentação do viaduto estaiado

Viaduto estaiado obras

Ribeirão Pires inicia verificação de solo para nova etapa da obra do viaduto estaiado. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou mais uma etapa para o andamento das obras do viaduto estaiado. Nessa semana, profissionais começaram a realizar a verificação de interferência e suporte do terreno para planejar colocar as estacas que sustentarão o empreendimento.

A verificação de interferência é realizada às margens do Ribeirão Grande – que passa sob a linha férrea e que estará abaixo do viaduto – e conta com um pequeno bate-estaca que perfura o solo na intenção de aferir qual é a profundidade correta em que sustentação poderá atingir debaixo da terra.

A Prefeitura de Ribeirão Pires impõe ritmo acelerado às obras do viaduto estaiado, a maior intervenção de mobilidade da Estância, com montante que passa dos R$ 55 milhões, em convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Com o empreendimento, a municipalidade atende demanda antiga dos moradores da Estância.

Ao todo, a obra deve durar três anos e está sob responsabilidade da empresa Versátil Engenharia. O viaduto terá, aproximadamente, 2.700 metros de extensão e será constituído por outros elementos como: ciclovia, muro de contenção, ponte estaiada, alças de acesso, de retorno e demais adequações nas vias.

Na semana passada, os profissionais que atuam na obra do viaduto finalizaram a revitalização da escadaria que leva até o Mirante Santo Antônio. A escada também teve seu curso modificado após estudo realizado apontar que parte do empreendimento passaria próximo ao acesso. A Prefeitura de Ribeirão Pires também restaurou a canaleta de águas pluviais que é ligada à escadaria. O acesso, entretanto, segue fechado devido obras de revitalização do mirante.

Ainda no mês de dezembro do ano passado, os trabalhadores ergueram um muro de arrimo aos pés do Morro Santo Antônio. A obra de contenção serve para dar segurança aos operários que atuam diariamente no andamento do viaduto estaiado.