![Ribeirão Pires discute convênio com a Marinha para fiscalização das atividades náuticas no município](https://abcdjornal.s3.us-east-1.amazonaws.com/wp-content/uploads/2025/02/06060642/photo_4981082025570184715_y-1.jpg)
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, e representantes da Capitania dos Portos se reuniram nesta quarta-feira (5), na Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil, para discutir medidas relacionadas ao turismo náutico no município.
De acordo com o Secretário da pasta, Sandro Torres, o encontro visa firmar convênio com a Marinha do Brasil para a segurança ambiental nas áreas da Represa Billings no município. “Assim que firmarmos o convênio, caberá a Prefeitura informar à autoridade marítima, por meio da Capitania dos Portos, a ocorrência de fato ou acidente da navegação, bem como outras irregularidades como construções irregulares na margem da Represa. Esse convênio facilita a orientação da população e a fiscalização por parte da Guarda Civil Municipal Ambiental, principalmente em relação ao trabalho preventivo”, explicou o secretário Sandro Torres.
O convênio de cooperação visa ainda capacitar agentes da Guarda Civil Ambiental, com treinamento que deverá ser ministrado por oficiais da Marinha do Brasil. “As medidas visam assegurar que as atividades náuticas de turismo presentes na nossa cidade ocorram de forma segura e responsável, beneficiando tanto os visitantes quanto ao meio ambiente.”, concluiu o secretário.