ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Ribeirão Pires

Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas

Eventos realizados no fim de semana fortaleceram laços de fé, cultura e convivência comunitária nos bairros Jardim dos Eucaliptos e Santa Luzia

Gislayne Jacinto
Última atualização: 12/09/2025 11:50
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/06/2025
Compartilhar
Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas
Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou, no último fim de semana, duas cerimônias marcantes para a história e a espiritualidade da cidade. No sábado (07/06), foi lançada a pedra fundamental da Capela Nossa Senhora da Saúde, no Jardim dos Eucaliptos, em Ouro Fino. No domingo (8), foi a vez do bairro Santa Luzia receber o lançamento da pedra fundamental da réplica da histórica Capela de Santa Luzia.

As iniciativas representam importantes avanços para o fortalecimento da fé, da cultura e da convivência comunitária, atendendo a antigos anseios da população. As novas igrejas funcionarão como espaços de acolhimento espiritual e desenvolvimento de ações sociais.

No sábado, durante o evento no Jardim dos Eucaliptos, o prefeito Guto Volpi destacou o simbolismo das ações. “Foi muito significativo promover um projeto que reflita as boas energias do céu e da terra. Fiquei muito feliz em proporcionar duas grandes conquistas em menos de 12 meses para uma comunidade tão participativa”, afirmou.

Eventos de igrejas realizados no fim de semana fortaleceram laços de fé, cultura e convivência comunitária Jardim dos Eucaliptos e Santa Luzia
Com a presença do prefeito Guto Volpi, eventos realizados no fim de semana fortaleceram laços de fé, cultura e convivência comunitária Jardim dos Eucaliptos e Santa Luzia. Foto: Divulgação/PRP

Morador do bairro há 35 anos, Romão Pereira — mais conhecido como Zito — também celebrou o momento histórico. “Sempre lutamos por este espaço, tanto para nossas crianças quanto para a qualidade de vida dos adultos. Agora podemos celebrar juntos essa conquista tão importante, que também representa a realização de um sonho”, declarou.

Ainda no sábado, o padre Clemilson Pereira abençoou os presentes e enalteceu a perseverança dos moradores. “A comunidade nunca desistiu de conquistar um espaço próprio. Hoje, a bênção foi em dose dupla”, ressaltou.

No domingo (8), o bairro Santa Luzia recebeu fiéis e autoridades para o lançamento da pedra fundamental da nova Capela de Santa Luzia, que será construída como uma réplica da igreja original, em comemoração aos 100 anos da devoção local. Na mesma ocasião, foi celebrada a missa de despedida do padre Clemilson Pereira Teodoro, que se despediu oficialmente da comunidade após anos de trabalho à frente da Paróquia Santa Luzia. Ele foi nomeado pároco da Paróquia Bom Pastor, em Mauá, e assumiu a nova missão no dia 15 de maio.

Natural de Caratinga (MG), padre Clemilson nasceu em 17 de julho de 1979 e ingressou no seminário do Instituto dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe em 1998. Estudou filosofia no Mosteiro São Bento e teologia na Escola Dominicana de Teologia, ambos em São Paulo, além de ter realizado um período de formação em Bolonha, na Itália. Ordenado presbítero em 8 de dezembro de 2009, sua trajetória pastoral incluiu missões em diversas cidades do Brasil.

Em Ribeirão Pires, assumiu a Paróquia Santa Luzia em fevereiro de 2019 e, posteriormente, foi nomeado pároco, cargo no qual se destacou pelo acolhimento, liderança comunitária e atuação social. Sua despedida foi marcada por emoção e reconhecimento por parte dos fiéis e da comunidade.

Sobre os novos projetos – A Igreja Nossa Senhora da Saúde será construída no terreno da Praça Esportiva Dois Irmãos – José Orlando e Sebastião Luis Freire, na rua Viçosa, Jardim dos Eucaliptos.

No bairro Santa Luzia, a Capela de Santa Luzia será erguida em área pública na rua Giácomo Amadeo Scomparim. A escolha do local e a proposta de uma réplica da igreja original resgatam a tradição centenária da devoção à padroeira da visão, profundamente enraizada na identidade local.

Tags:guto volpiigrejaspedra fundamentalprefeitoprefeituraribeirão pires

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeitura de São Bernardo inicia recapeamento de 14 ruas no Assunção e Jd. Lavínia Prefeitura de São Bernardo inicia recapeamento de 14 ruas no Assunção e Jd. Lavínia
Próximo artigo Veículos 100% elétricos com acessibilidade foram apresentados à gestão municipal na última sexta-feira Prefeitura de Ribeirão Pires busca novas tecnologias para o transporte público adaptado

Últimas notícias

Feirão de Empregos de Natal de São Bernardo oferece 7.500 vagas
Feirão de Empregos de Natal de São Bernardo oferece 7.500 vagas
12/12/2025
Carreta do Programa Agora Tem Especialistas inicia atendimentos em São Caetano
Carreta do Programa Agora Tem Especialistas inicia atendimentos em São Caetano
12/12/2025
Tite aceitou publicamente o nome do médico Aldemir Humberto Soares como o novo presidente da FUABC, mas quer indicar vice.
“É só deixar a vaidade de lado”, diz prefeito de São Caetano ao cobrar definição sobre eleição na Fundação do ABC
12/12/2025
Carlos Bolsonaro publica vídeo do pai soluçando na prisão e alerta para risco de vida
Carlos Bolsonaro publica vídeo do pai soluçando na prisão e alerta para risco de vida
12/12/2025
Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
12/12/2025

Recomendadas

Região do ABCD soma 86 mil imóveis no escuro dois dias após ciclone
Santo AndréCidadesDiademaMauáRibeirão PiresRio Grande da SerraSão BernardoSão Caetano

Região do ABCD soma 86 mil imóveis no escuro dois dias após ciclone

12/12/2025
Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios
Santo AndréCidades

Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios

12/12/2025
Equipes atuam desde terça-feira (9) na remoção de árvores, liberação de vias e manutenção emergencial em áreas afetadas Foto: Divulgação (PMETRP)
Ribeirão PiresCidades

Prefeitura reforça pronta-resposta após chuvas e ventos intensos em Ribeirão Pires

11/12/2025
São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral
São BernardoCidades

São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral

11/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?