Thiaguinho, Melim e Falamansa estão entre as atrações do Festival do Chocolate
Evento acontecerá entre 19 de julho e 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna; entrada da festa será trocada por 1kg de alimento não perecível
Evento acontecerá entre 19 de julho e 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna; entrada da festa será trocada por 1kg de alimento não perecível
A Prefeitura de Ribeirão Pires anunciou nessa quarta-feira (19/06), as atrações e o formato do 13º Festival do Chocolate. A festa, uma das maiores da região, acontecerá nos finais de semana entre 19 de julho e 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna. As entradas para o evento serão trocadas por 1 Kg de alimento não perecível. As datas para a troca dos ingressos, bem como a programação completa dessa edição, serão divulgados nos próximos dias.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito Adler Kiko Teixeira, apresentou as atrações do palco principal da festa. A atividade contou com a participação do vice-prefeito, Gabriel Roncon; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Ribeirão Pires, Flávia Dotto; do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, César Ferreira; do presidente da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município), Gerardo Sauter; e da Princesa do Chocolate 2019, Marcela Araújo.
Programação do palco principal:
Primeiro final de semana:
19/7 – Thiaguinho
20/7 – Blitz
21/7 – Melim
Segundo final de semana:
26/7 – Yasmin Santos
27/7 – Leci Brandão e Diogo Nogueira
28/7 – Lucas Lucco
Terceiro final de semana:
2/8 – Falamansa
3/8 – Iza
4/8 – Dilsinho
Evento integra ações de estímulo ao desenvolvimento econômico
O caráter social do Festival do Chocolate e a relevância do evento para a economia local – como uma das ações de fomento ao turismo, foram destacados pelo prefeito durante a coletiva à imprensa nessa quarta-feira.
“Ribeirão Pires tem se tornado uma cidade muito mais bonita e receptiva. Em 2017, iniciamos trabalho de recuperação do município, como um todo. Temos investimentos sendo realizados em todas as áreas. No turismo não é diferente”, lembrou.
Entre as ações em andamento, Kiko mencionou intervenções na Avenida Kaethe Richers (um dos principais acessos da cidade), o recapeamento da região central de comércio, a revitalização do Jardim Japonês e outros pontos turísticos da cidade, a inauguração do Centro de Informações Turísticas, a construção do novo Parque Oriental e do Boulevard Gastronômico.
“Quando concluídas essas intervenções, Ribeirão Pires terá circuito turístico de fato, e não será somente uma cidade turística de direito. Isso fará com que pessoas venham ao Festival, mas que também sejam estimuladas a voltar para desfrutar sua gastronomia, suas opções de artesanato, seus pontos turísticos. Tudo isso cria um cenário favorável para a atividade, que cumpre papel estratégico na promoção do desenvolvimento econômico e social”, avaliou o prefeito.
Gastronomia em ambiente seguro e familiar
O 13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires manterá o formato e estimativas de investimentos em relação à edição anterior. O evento acontecerá em três finais de semana – 19, 20 e 21 de julho, 26, 27 e 28 de julho, e 2, 3 e 4 de agosto.
A festa contará com dois palcos culturais, sendo o principal localizado na área da frente do Complexo Ayrton Senna, e o segundo – destinado para atrações locais – dentro da Tenda Multicultural – que abriga também praça gastronômica. As opções de gastronomia e artesanato estarão distribuídas em 45 chalés – 17 de comidas salgadas, 13 de doces e 15 de produtos artesanais.
O evento, organizado pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município, utiliza mão-de-obra da municipalidade para realização do festejo. Funcionários públicos municipais estão envolvidos na organização, limpeza, recepção, fraldário, ambulatório, segurança, entre outros.
Para garantir conforto e mais segurança aos visitantes, a Secretaria de Segurança Urbana do município disponibilizará unidades da Guarda Civil Municipal – ROTAM, Patrulhamento Padrão, ROMU e Canil – durante todos os dias de evento (dentro do Complexo e seu entorno), com apoio das polícias Civil e Militar. Esse esquema especial de segurança garantiu, na edição anterior, que não houvesse registros de ocorrências criminais na região.
A 13ª edição do Festival do Chocolate contará com espaço para receptivo dos visitantes. Além do CIT – Centro de Informações Turísticas, localizado na Rua Miguel Prisco, 288 – Centro, durante o período do evento a cidade contará com mais dois locais para acolhimento de turistas: próximo ao Terminal Ferroviário e dentro do próprio evento.
Comerciantes – A ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires é a responsável pela administração dos comércios dentro do evento. Está disponível na instituição, até o dia 24 de junho, às 14h, o Manual de Normas e Procedimentos para inscrições de comerciantes interessados na locação de chalés no 13º Festival do Chocolate. As inscrições devem ser realizadas na sede da ACIARP – Rua Afonso Zampol, 70 – Centro, entre os dias 25 e 27 de junho. Mais informações devem ser obtidas pelo telefone 2595-0200.