VOLTAR
  • Cidades

Ribeirão Pires alerta sobre importância de caderneta de vacinação em dia

Especialistas orientam pais para que levem seus filhos para tomarem as vacinas de rotina  

  • Ribeirão Pires alerta sobre importância de caderneta de vacinação em dia.
    Foto: Divulgação/PRP
  • Por: Redação
  • Publicado em: 12/10/2021
  • Compartilhar:

Especialistas orientam pais para que levem seus filhos para tomarem as vacinas de rotina  

criança é vacinada em ribeirão pires

Ribeirão Pires alerta sobre importância de caderneta de vacinação em dia. Foto: Divulgação/PRP

O feriado de 12 de outubro é momento de se comemorar o Dia das ia das crianças e a Prefeitura de Ribeirão Pires aproveitou a data para ressaltar a importância de  manter a caderneta de vacinação em dia.

Para a médica que realiza atendimento pediátrico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, em Ribeirão Pires, Pasesa Torrez, levar a criança para tomar as vacinas de rotina deve ser encarado como um dia educativo, onde os pais devem preparar o momento psicologicamente. “É importante que, antes de chegar no posto de vacinação, os pais tenham uma conversa com a criança em casa e devem orientá-las a entender que a vacina é para o seu bem.  Essa conversa fará com que a criança não fique resistente ou com medo da vacina”, explica a médica. Ainda segundo ela, é importante manter a caderneta sempre atualizada para prevenção de todas as doenças. “A criança é um corpo em desenvolvimento, que está na formação também de seu sistema imunológico, e cada vacina tem a sua particularidade e protege contra uma patologia, por isso, tomar todas as vacinas é importante para a manutenção da saúde integral da criança”, ressalta Pasesa.

Multivacinação

Neste mês de outubro, acontece nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Pires a campanha de multivacinação, para atualização das carteirinhas. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, na primeira semana, das crianças de 1 a 14 anos que compareceram aos postos de saúde, 51% delas tiveram que tomar alguma vacina. Número que é relativamente menor na faixa-etária entre 1 a 4 anos de idade, onde 39% foram vacinados. Mas, preocupante quando se fala de crianças de até 1 ano. 72% que compareceram aos postos, estavam com alguma vacina pendente.

A enfermeira da vigilância epidemiológica da cidade, Marciléia Trovo, aponta a pandemia do coronavírus como um dos fatores para a alta taxa de imunização e alerta para que as crianças sejam vacinadas o mais rápido possível. “Com a pandemia da Covid-19 algumas doenças que estavam erradicadas no país voltaram a aparecer, como o sarampo e febre amarela e isso acende um alerta. Temos que retornar com o compromisso de vacinar as crianças e adolescentes, com todas as vacinas, para assim evitar novos surtos epidemiológicos”, ressalta.

Compromisso esse, que já foi cumprido por Joyce Nunes Silva, que é mãe de um filho de um ano e seis meses e mantém a carteirinha de vacinação sempre atualizada. “Criança vacinada é sinônimo de saúde, então é muito bom se divertir junto sabendo que nossos filhos estão protegidos em todos os sentidos”, finaliza.