VOLTAR
  • Espaço Pet

Ribeirão e USCS firmam cooperação para fortalecer equipe ambiental

Colaboração entre a prefeitura e a universidade representa passo significativo no incentivo à formação acadêmica e serviço à comunidade

  • Ribeirão e USCS firmam cooperação para fortalecer equipe ambiental.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 14/08/2023
  • Compartilhar:

Colaboração entre a prefeitura e a universidade representa passo significativo no incentivo à formação acadêmica e serviço à comunidade

Convênio Ribeirão e USCS

Ribeirão e USCS firmam cooperação para fortalecer equipe ambiental. Foto: Divulgação

Em um passo significativo em prol da proteção da fauna local, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, assinou termo de cooperação com a Universidade São Caetano do Sul (USCS), para que os alunos do curso de medicina veterinária possam estagiar junto à equipe do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal, da Estância.

A colaboração entre a prefeitura e a universidade representa passo significativo no incentivo à formação acadêmica aliada ao serviço à comunidade. Com a parceria, os alunos da universidade terão a oportunidade de atuar junto à equipe ambiental da Estância de Ribeirão Pires, em iniciativa que une aprendizado prático em um cenário real.

A secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão, Andreza Araújo, ressaltou a importância dessa parceria inovadora: “Esta colaboração é um marco para o nosso trabalho de proteção à fauna e ao bem-estar animal. A união entre a expertise acadêmica da USCS e a atuação prática da equipe da Estância de Ribeirão Pires permitirá uma sinergia única, beneficiando tanto os futuros profissionais da veterinária quanto os animais que tanto necessitam de cuidados em nossa região.”

O Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires, inaugurado em julho de 2021, já demonstrou seu comprometimento ao realizar mais de 5.000 resgates de diversas espécies até o momento. Desde pequenos saruês até jacarés, a equipe tem desempenhado um papel crucial na preservação da biodiversidade local.

Nesse cenário de crescente conscientização ambiental e busca por soluções sustentáveis, essa parceria se destaca como um exemplo inspirador de como instituições públicas e acadêmicas podem trabalhar juntas em prol do bem-estar da fauna e da formação de futuros profissionais comprometidos com a conservação do meio ambiente.