VOLTAR
  • Espaço Pet
  • São Caetano

Remédios gratuitos para pets em nova farmácia veterinária de São Caetano

Cidade também inaugura a primeira Escola de Saúde e Bem-Estar Animal do Brasil 

  • São Caetano tem a primeira Escola de Saúde e Bem-Estar Animal do Brasil e Farmácia Veterinária Municipal.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/03/2024
  • Compartilhar:

Cidade também inaugura a primeira Escola de Saúde e Bem-Estar Animal do Brasil

prefeito Auricchio

São Caetano inaugura primeira Escola de Saúde e Bem-Estar Animal do Brasil e Farmácia Veterinária Municipal. Foto: Divulgação/PSCS

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, e a subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa, entregaram nesta quinta-feira (28/3) a primeira Escola de Saúde e Bem-Estar Animal do Brasil e a primeira Farmácia Veterinária Municipal do ABC.

O imóvel de quase 500 m² conta com farmácia veterinária, espaço para as aulas práticas de banho e tosa, área de capacitação e treinamento, além da Subsecretaria de Saúde e Bem-Estar Animal e os serviços da pasta, como a emissão de RG Animal e o Canal de Denúncias.

“Cumprimos mais uma etapa do compromisso assumido em julho de 2022, quando construímos uma linha de proteção e bem-estar animal. Temos mais este avanço com a farmácia pet e o grande diferencial, que é a Escola de Saúde e Bem-Estar Animal atendendo não apenas às políticas públicas de saúde animal, mas também à geração de emprego e renda”, afirmou Auricchio.

“Com esta nova unidade vamos compor um programa completo de saúde e bem-estar animal, formado pela Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa), o Hospital Veterinário e os serviços de formação e distribuição de medicamentos, aos que se encaixarem nos critérios. A entrega deste equipamento completa um ciclo de grande avanço na saúde animal. Construímos um sistema único de saúde animal no município”, destacou Regina Maura.

As inscrições para as primeiras turmas do curso de banho e tosa serão abertas após a publicação do edital, na terça-feira (2/4). As aulas serão presenciais, com início previsto para o dia 6 de maio, e oferecidas 50 vagas e mais 10 de suplentes. “O curso terá duração média de 4 meses, onde o aluno aprenderá técnicas de banho em cães e gatos, corte de unhas, limpeza de orelhas, escovação de pelos, tosa higiênica e tosa geral”, explicou Alexandra.

A expectativa é de atender 1.000 alunos por ano (maiores de 18 anos e com Ensino Médio completo) nos programas de capacitação, além de oferecer cerca de 200 banhos e tosa por mês, que serão aulas práticas do curso supervisionadas pelos professores.

A Farmácia Veterinária Municipal oferecerá ao tutor assistência básica, para continuidade do tratamento prescrito pelo médico veterinário da Ubasa ou Hospital Veterinário Universitário Municipal. Para ter acesso às medicações será necessário que o tutor esteja inscrito nos programas sociais do município. A cesta de medicamentos inclui as medicações básicas como antibióticos, analgésicos, anti-histamínicos, antitérmicos, antiinflamatórios, corticoides, oftalmológicos, otológicos, pomadas e protetor gástrico. A retirada de medicamentos estará disponível a partir de terça-feira (2/4).

O espaço, localizado na Rua São Paulo, 2124, no Bairro Olímpico, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Farmácia Veterinária

Farmácia Veterinária Municipal oferecerá ao tutor assistência básica, para continuidade do tratamento prescrito pelo médico veterinário da Ubasa ou Hospital Veterinário. Foto: Divulgação/PSCS