Política

Reitor da USCS, Leandro Prearo, é nomeado no Conselho Estadual de Educação

Escolha do reitor Leandro Prearo para compor o Colegiado é resultado do trabalho desenvolvido pela USCS nos últimos anos

Leandro Prearo e o secretário estadual de Educação, Renato Feder. Foto: Divulgação

Foi publicada nesta segunda-feira (18/09), no Diário Oficial do Governo do Estado de São Paulo, a nomeação do reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, no grupo do CEE (Conselho Estadual de Educação), órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, que discute e propõe políticas para a educação paulista.

“Feliz em representar a região e São Caetano neste colegiado de especialistas em educação. Agora, a USCS terá mais protagonismo no debate de temas que objetivam propor novas políticas públicas do setor e opinar nas discussões que visam o aperfeiçoamento da educação pública. É a nossa Universidade com voz nas decisões que impactam os rumos do ensino em São Paulo e no Brasil”.

A escolha do reitor Leandro Prearo para compor o Colegiado é resultado do trabalho desenvolvido pela USCS nos últimos anos, que ficou conhecida em todo Brasil como polo de pesquisa de vacinas contra covid-19. Ainda na pandemia, a USCS exerceu papel fundamental em planejar e executar políticas de saúde, em parceria com a Prefeitura de São Caetano, que ganharam destaque nacional. O ex-reitor e hoje diretor dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da USCS, Marcos Bassi, também integra o grupo.

O CEE estabelece regras para as escolas de todas as redes (estadual, municipais e particulares) de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional, seja presencial ou a distância. Também cabe ao CEE orientar as instituições de ensino superior públicas de São Paulo, bem como credenciar seus cursos.

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Sua natureza e função é orientar a comunidade (população, escolas, instituições mantenedoras e profissionais da educação); sugerir, avaliar políticas e descentralizar decisões. Deve atuar com autonomia que favoreça a descentralização e fixar, por meio de pareceres e de indicações, os princípios e os parâmetros educacionais que definam os objetivos que devem balizar a elaboração do Plano Estadual de Educação.

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