VOLTAR
  • Cidades

Reitor da USCS destaca serviços oferecidos à população em encontro com lideranças

Além das informações apresentadas, os membros do Conselho visitaram parte da infraestrutura do curso de Medicina da Universidade

  • Reitor da USCS destaca serviços dados à população em encontro com lideranças de S.Caetano. Foto : Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/07/2023
  • Compartilhar:

Além das informações apresentadas, os membros do Conselho visitaram parte da infraestrutura do curso de Medicina da Universidade

Lideranças de São Caetano durante encontra na USCS

Reitor da USCS destaca serviços dados à população em encontro com lideranças de S.Caetano. Foto : Divulgação

Na última segunda-feira (03/07), o Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social de São Caetano do Sul (Comcipas) reuniu-se no Campus Centro da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) para sua reunião mensal. No encontro, o Reitor da USCS, Prof. Leandro Prearo, apresentou a estrutura que compõe a Universidade, seus cursos e principais projetos, com destaque para os serviços oferecidos à comunidade, em especial, na área da saúde.

“A visita dos membros do Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social de São Caetano do Sul ao nosso campus Centro, que reúne os cursos da área da saúde, possibilitou que conhecessem de perto parte da infraestrutura dos serviços que a USCS presta à sociedade. Além das clínicas, visitamos o laboratório de simulação realística, que é um grande investimento da USCS na área e que, certamente, contribui para a formação de grandes médicos pra São Caetano e para a nossa região”, explica o Reitor da USCS, Prof. Leandro Prearo.

Além das informações apresentadas, os membros do Conselho visitaram parte da infraestrutura do curso de Medicina da Universidade, como os laboratórios de simulação realística e morfofuncional. O laboratório de simulação realística da USCS é utilizado por alunos e visa treina-los, em alta fidelidade, para situações que eles terão no dia a dia como médicos. Por meio da simulação, os alunos são desafiados a fazer todas as intervenções médicas que são necessárias para cada caso.

“Foi uma honra estarmos na USCS, reunindo as 40 instituições sociais que formam o Comcipas. Nesta noite, tivemos a oportunidade de conhecer melhor a estrutura da universidade e também todo seu arcabouço acadêmico, além da sua atuação na prestação de serviços à sociedade. Agradeço ao Reitor, Prof. Leandro Prearo, em nome de todos os conselheiros que estiveram conosco, conferindo esta rica exposição que, com certeza, somou muito na troca de informações e conhecimento à sociedade civil organizada”, finaliza o Secretário Executivo do Comcipas, Elísio Peixoto.

A área de saúde da USCS tem destaque no município por seus serviços prestados à comunidade, além de atuação em projetos inovadores. Por meio de seus cursos, oferece serviços como manipulação de medicamentos para a população do município, por meio da Farmácia Escola; clínicas de fisioterapia, nutrição, psicologia e odontologia, além de seu Centro de Pesquisa Clínica, que realizou a testagem de importantes vacinas contra o COVID-19, como Coronavac e Janssen, além do estudo clínico da vacina tetravalente contra a gripe, desenvolvida pelo Instituto Butantan, entre outras importantes pesquisas clínicas.