VOLTAR
  • Cidades

Região do Pós-Balsa recebe 19ª Praça-Parque de S.Bernardo

Além de contar com playground, academia ao ar livre e pista de caminhada, local irá oferecer práticas corporais e promoção da alimentação saudável

  • Praça-parque e academia da saúde são inauguradas na região pós-balsa.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Redação
  • Publicado em: 26/05/2019
  • Compartilhar:

Além de contar com playground, academia ao ar livre e pista de caminhada, local irá oferecer práticas corporais e promoção da alimentação saudável

Praça-parque e academia da saúde são inauguradas na região pós-balsa. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

A Prefeitura de São Bernardo entregou neste domingo (26/05) a 19ª Praça-Parque do município, desta vez na região do Pós-Balsa. Localizado entre as Ruas Hugo Vieira Pinto e Iara Diê Pereira, no Núcleo Santa Cruz, o espaço recuperado passa a contar com playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, iluminação completa, além de quadra, arquibancada e alambrado reformados, paisagismo, gradil e papeleiras, entre outras melhorias estruturais.

Um dos diferenciais do equipamento é a instalação da primeira Academia da Saúde da cidade, que irá oferecer práticas corporais, atividades físicas e promoção da alimentação saudável, por meio de monitores do programa De Bem com a Vida. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Saúde, que encaminhou R$ 80 mil para a implantação do programa, além de outros R$ 3 mil mensais para custeio da academia e pagamento do educador social responsável pelas atividades.

Estamos trazendo mais uma importante conquista para a população do Pós-Balsa com a entrega desta Praça-Parque. Estamos tendo um olhar especial para esta região e, por isso, já autorizamos a contratação de um novo médico para a UBS (Unidade Básica de Saúde) que atende a comunidade, além de reforçarmos a ação contra a ocupação irregular desta área, que é considerada de proteção ambiental”, disse o prefeito Orlando Morando durante o ato. Morando irá, agora, encaminhar projeto de lei à Câmara para denominar a praça como “Elcio Sene”, em homenagem ao comerciante e líder da comunidade do Santa Cruz, falecido em 2016.

Morador do bairro desde que nasceu, o estudante Rubens Américo da Silva Junior, de 17 anos, comemorou a entrega. “Não tínhamos outra opção de lazer por aqui e agora a praça está muito melhor do que era antes. Vou usar este espaço para andar de skate e vir com meus amigos jogar bola, que é o nosso principal passatempo”, afirmou.

A expectativa é que outras 11 Praças-Parques sejam entregues aos moradores de São Bernardo até o final deste ano. Até o final de 2020 serão 40 espaços de lazer entregues. Além da praça no Núcleo Santa Cruz, a Prefeitura já inaugurou outras 18 Praças-Parques espalhadas por diversos bairros da cidade.

São elas: Lauro Gomes (Centro), Antonio Rodrigues Filho (Assunção), Bandeirantes Bandeirantes (Orquideas), Samuel Wainer (Baeta Neves), Prefeito Aldino Pinotti (Assunção), Mª Escolástica da Conceição Nazaré (Jardim Claudia), Armando Ruivo – Trabalhador (Jardim Silvina), Profª Maria do Socorro Silva (Jerusalém), Manoel Augusto Moreira Martins (Jardim Thelma), Zumbi dos Palmares (Jardim Calux), Giuseppe Stangorlini (Assunção), Jacquey (Rudge Ramos), Vinicius de Lima Vilela (Vila Ferreira), Indu Rovai (Rudge Ramos), Ginásio de Esportes José Vicente (Jardim do Lago), Wagner José Damásio (Parque Selecta), Parque do Campo do Orquídeas (Jardim Orquídeas), Mario José Batista – Manga (Taboão).