A eleição para deputados federais e estaduais deste domingo (02/10) vai ficar marcada na história pelo bom desempenho de candidatos do ABCD. A Região conseguiu eleger 14 parlamentares, sendo nove para a Assembleia Legislativa e cinco para a Câmara Federal. Concorreram nas vagas 55 políticos.
O ABCD dobrou o número de cadeiras de deputados federais. O mais votado da região foi Alex Manente (Cidadania-São Bernardo) com 196.864 dos votos válidos. Na sequência, ficou ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) com 156.200 votos, Mauricio Neves (PP-São Bernardo) obteve 129.731 votos, seguido por Marcelo Lima (Solidariedade-São Bernardo), com 110.426 votos, e Fernando Marangoni (União Brasil-Santo André) com 89.390 votos.
Na lista dos deputados estaduais ficara a primeira-dama de Santo André Ana Carolina Serra (Cidadania), que foi eleita como deputada com o maior percentual de votos da região: 198.696. A deputada estadual Carla Morando (PSDB), esposa do prefeito Orlando Morando, também teve votação expressiva e foi reeleita como representante estadual com 177.769 votos.
A surpresa dessas eleições Ediane Maria (PSOL) que recebeu 175.617 votos para deputada estadual, sendo a 20ª mais votada do Estado e a 3ª com mais votos na região. Ela é empregada doméstica e moradora do Sítio dos Vianas, em Santo André.
Ediane não deixou de trabalhar durante a campanha eleitoral. Ela se elegeu com a ajuda do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).
A bancada do ABCD também contará com Luiz Fernando Teixeira (PT-São Bernardo) reeleito com 141.016 votos, Thiago Auricchio (PL-São Caetano, reeleito com 123.482. Teonílio Barba (PT-São Bernardo) com 108.071, do por Altair Moraes (Republicanos-Santo André), com 98.506 votos, Rômulo Fernandes (PT-Mauá) recebeu 75.033 votos, e Atila Jacomussi (Solidariedade-Mauá), com 58.707 votos.
Santo André quebra jejum de 20 anos sem deputado federal
Primeira vez candidato, Marangoni foi eleito a deputado federal neste domingo (2) com 89.390 votos válidos, de acordo com o Tribunal Superior Tribunal (TSE).
“Fizemos uma campanha linda, honesta e com muito trabalho. Quebramos o jejum de 20 anos, mas agora Santo André acordou e temos um deputado federal. Vamos voltar a fazer parte das grandes discussões em Brasília. Estou preparado para assumir essa missão e vou honrar cada voto confiado a mim”, disse.
Marangoni foi secretário de habitação de Santo André e do estado de São Paulo e idealizou grandes projetos que destinaram mais de R$ 1 bilhão para cidade.
Conhecido como o “pai da moradia”, por atuar frente às causas habitacionais, contou com o forte apoio do prefeito Paulo Serra e dos vereadores Dra. Ana Veterinária, Zezão, Vavá da Churrascaria, Dr. Pedro Awada, Bahia do Lava Rápido e Edson Sardano.
Ao longo da campanha, percorreu mais de 300 cidades do estado e fez dobradas com 50 candidatos e candidatas a deputados e deputadas estaduais – entre eles, a primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, e a primeira-dama e também deputada de São Bernardo do Campo, Carla Morando. Ambas eleitas para o próximo pleito na Assembleia Legislativa de São Paulo.
A festa da vitória aconteceu no comitê central e contou com a participação da equipe de coordenação, lideranças, vereadores, família e amigos pessoais de Marangoni.
“Estou muito feliz, muito mesmo. Mas não cheguei aqui sozinho. Sou grato a Deus, em primeiro lugar, a minha família e todos que chegaram aqui. Vamos remar juntos contra qualquer maré do mal que vier, levando o nosso compromisso e muito trabalho”, completou Marangoni.
Com trajeto da Rua Tiradentes ao Centro, Linha de ônibus 02A entra em operação na…
Domingo no Pedroso integra calendário comemorativo do aniversário de Santo André
Confira as atrações gratuitas da Estância para este fim de semana em Ribeirão Pires
Cerca de 40 pets, entre cães e gatos, já vacinados, vermifugados e castrados, estarão prontos…
Linhas municipais e intermunicipais de ônibus terão trajetos alterados durante a realização da maratona, que…
Gilvan reforçou que a iniciativa busca garantir uma execução mais viável dos precatórios por parte…