VOLTAR
  • Política

Região do ABCD elege 14 deputados, sendo 9 estaduais e 5 federais

Alex Manente foi o mais votado  da Região para federal; Ana Carolina e Carla Morando se destacaram na eleição para vagas na Alesp

  • ABCD dobrou o número de cadeiras de deputados federais.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/10/2022
  • Compartilhar:

Alex Manente foi o mais votado  da Região para federal; Ana Carolina e Carla Morando se destacaram na eleição para vagas na Alesp

Palácio do Congresso Nacional na Praça dos Três poderes em Brasília

ABCD dobrou o número de cadeiras de deputados federais. Foto: Agência Brasil

A eleição para deputados federais e estaduais deste domingo (02/10) vai ficar marcada na história pelo bom desempenho de candidatos do ABCD. A Região conseguiu eleger 14 parlamentares, sendo nove para a Assembleia Legislativa e cinco para a Câmara Federal. Concorreram nas vagas 55 políticos.

O ABCD dobrou o número de cadeiras de deputados federais. O mais votado da região foi Alex Manente (Cidadania-São Bernardo) com 196.864 dos votos válidos. Na sequência, ficou  ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) com 156.200 votos, Mauricio Neves (PP-São Bernardo) obteve 129.731 votos, seguido por Marcelo Lima (Solidariedade-São Bernardo), com 110.426 votos, e Fernando Marangoni (União Brasil-Santo André) com 89.390 votos.

Na lista dos deputados estaduais ficara a primeira-dama de Santo André Ana Carolina Serra (Cidadania), que foi eleita como deputada com o maior percentual de votos da região: 198.696. A  deputada estadual Carla Morando (PSDB), esposa do prefeito Orlando Morando,  também teve votação expressiva e foi reeleita como representante estadual com 177.769 votos.

A surpresa dessas eleições Ediane Maria (PSOL) que recebeu 175.617 votos para deputada estadual, sendo a 20ª mais votada do Estado e a 3ª com mais votos na região. Ela é  empregada doméstica e moradora do Sítio dos Vianas, em Santo André.

Ediane não deixou de trabalhar durante a campanha eleitoral. Ela se elegeu com a ajuda do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

A bancada do ABCD também contará com Luiz Fernando Teixeira (PT-São Bernardo) reeleito com 141.016 votos,  Thiago Auricchio (PL-São Caetano, reeleito com 123.482. Teonílio Barba (PT-São Bernardo) com 108.071, do por Altair Moraes (Republicanos-Santo André), com 98.506 votos, Rômulo Fernandes (PT-Mauá) recebeu 75.033 votos, e Atila Jacomussi (Solidariedade-Mauá), com 58.707 votos.

Santo André quebra jejum de 20 anos sem deputado federal

Primeira vez candidato, Marangoni foi eleito a deputado federal neste domingo (2) com 89.390 votos válidos, de acordo com o Tribunal Superior Tribunal (TSE).

“Fizemos uma campanha linda, honesta e com muito trabalho. Quebramos o jejum de 20 anos, mas agora Santo André acordou e temos um deputado federal. Vamos voltar a fazer parte das grandes discussões em Brasília. Estou preparado para assumir essa missão e vou honrar cada voto confiado a mim”, disse.

Marangoni foi secretário de habitação de Santo André e do estado de São Paulo e idealizou grandes projetos que destinaram mais de R$ 1 bilhão para cidade.

Conhecido como o “pai da moradia”, por atuar frente às causas habitacionais, contou com o forte apoio do prefeito Paulo Serra e dos vereadores Dra. Ana Veterinária, Zezão, Vavá da Churrascaria, Dr. Pedro Awada, Bahia do Lava Rápido e Edson Sardano.

Ao longo da campanha, percorreu mais de 300 cidades do estado e fez dobradas com 50 candidatos e candidatas a deputados e deputadas estaduais – entre eles, a primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, e a primeira-dama e também deputada de São Bernardo do Campo, Carla Morando. Ambas eleitas para o próximo pleito na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A festa da vitória aconteceu no comitê central e contou com a participação da equipe de coordenação, lideranças, vereadores, família e amigos pessoais de Marangoni.

“Estou muito feliz, muito mesmo. Mas não cheguei aqui sozinho. Sou grato a Deus, em primeiro lugar, a minha família e todos que chegaram aqui. Vamos remar juntos contra qualquer maré do mal que vier, levando o nosso compromisso e muito trabalho”, completou Marangoni.