Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Referência da arte de rua, Zé Lixomania expõe em Santo André

Mostra “Lixomania: de Santo André para o mundo” tem início neste sábado e pode ser conferida no Salão de Exposições do Paço Municipal até 13 de setembro

Última atualização: 03/08/2024 08:27
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 03/08/2024
Compartilhar

Mostra “Lixomania: de Santo André para o mundo” tem início neste sábado e pode ser conferida no Salão de Exposições do Paço Municipal até 13 de setembro

Referência da arte de rua, Zé Lixomania expõe em Santo André
Referência da arte de rua, Zé Lixomania expõe em Santo André. Foto: Divulgação

A grafia e estilo únicos do artista e escritor de rua Zé Lixomania, criador do formato de letra que marcou as pixações nos finais dos anos 80, marcam a exposição “Lixomania: De Santo André para o Mundo”, que pode ser conferida no Salão de Exposições do Paço Municipal até 13 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O primeiro dia da mostra será neste sábado (03/08), onde o público poderá conferir as obras das 13h às 19h.

A exposição, que faz parte da programação do Mês do Hip Hop em Santo André, é composta por obras que fundem a história do artista andreense, suas ideias e vivências, com a memória da cidade. Zé Lixomania, que no início de sua jornada era chamado de Zé Utinga, se utiliza de objetos como placas de trânsito, latas e peças encontrados na cidade para dar um novo significado ao que para muitos é lixo e expressar um lado do cotidiano muitas vezes esquecido, dos objetos descartáveis e obsoletos, denunciando uma sociedade de consumo.

Santo André é o berço e ponto de partida para a trajetória do artista, iniciada nos anos 80, durante o fim da ditadura e quando a cidade apresentava uma realidade marcada por uma maior industrialização e um ambiente suburbano. A cena musical do punk rock, que embalava parte da juventude, refletia uma visão crítica da sociedade, contestadora e com um forte desejo de apropriação da cidade, em contraste com a imagem vendida pela TV.

Nesse contexto, a pixação paulista ganhou força, influenciada por toda uma realidade social, política e cultural. Foi nesse cenário que “Zé Utinga” iniciou sua carreira, deixando seu nome pela cidade. À medida que ganhava território, ele explorava cada canto, conhecendo novos bairros, ruas, cidades e, posteriormente, outros estados e países. Sua grafia e estilo se tornaram uma marca registrada, frequentemente vista na paisagem urbana, tornando-se um elemento visual quase obrigatório e fazendo dele uma lenda urbana e artista respeitado nas ruas do Brasil e do mundo.

Mês do Hip Hop

Thaíde, Arnaldo Tifu, Ieda Hlls, Rappin’ Hood, Nelson Triunfo e DJ B8 são apenas alguns dos nomes do movimento hip hop brasileiro que participarão das atividades do Mês do Hip Hop em Santo André. A programação é composta por encontros, shows, oficinas, mostras, mapeamento cultural, imersões e vivências, a fim de promover o acesso e a difusão da cultura de rua que completou no ano passado meio século de existência e de resistência cultural, causando impacto social e cultural na vida de crianças, jovens e adultos.

O Mês do Hip Hop é uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Santo André e o projeto Hip Hop Pulsa, que é promovido pelo Coletivo Riso e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

Serviço:

Lixomania: de Santo André para o Mundo

Data: Abertura em 3/8 (sábado), das 13h às 19h | Visitação de 5/8 a 13/9, de segunda a sexta, das 10h às 17h

Local: Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André

Endereço: Praça IV Centenário – Centro

Faixa etária: Livre

Tags:arte de ruaexposiçãolixomaniamostrareferênciasanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Santo André abre inscrições para curso que ajuda jovens a entrar no mercado de trabalho Santo André abre inscrições para curso que ajuda jovens a entrar no mercado de trabalho
Próximo artigo Grupo Tradição agitou o público no primeiro dia de festa Do chopp ao hamburguer, Festival do Chocolate de Ribeirão Pires traz novidades

Últimas notícias

Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
28/07/2025
Pedestre atropelado por moto na Faixa Azul causa colisão de outros veículos em Sto.André
28/07/2025
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
28/07/2025
Família e amigos se despedem de Clayton, vítima de disparos por PM após incidente de trânsito; indignação e clamor por justiça ecoam em meio à dor
Comoção e pedido de justiça marcam enterro de motorista morto por PM em Mauá
28/07/2025
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
28/07/2025

Recomendadas

Operação da PF e do MP prende policiais civis do 6º DP de Santo André por cobrarem proprina de funkeiros
Santo AndréCidades

Homem tira a vida do companheiro da ex-esposa em Santo André

28/07/2025
3º Choro e Jazz Festival reúne público e celebra música instrumental no Mirante São José
Ribeirão PiresCultura e LazerDestaque 2

3º Choro e Jazz Festival reúne público e celebra música instrumental no Mirante São José

27/07/2025
GCM Santo André CM captura procurado por ameaça
Santo AndréCidades

GCM Santo André captura procurado por ameaça

28/07/2025
Santo AndréCidades

Gilvan discute a transformação educacional com a FNP e o Centro Lemann

26/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?