VOLTAR
  • Política

Reeleita deputada, Carla Morando defende reconstrução do PSDB

Parlamentar ressalta projetos implementados  pelo partido no Estado e defende que a sigla tucana  “volte às origens”   

  • Reeleita deputada, Carla Morando defende reconstrução do PSDB.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/10/2022
  • Compartilhar:

Parlamentar ressalta projetos implementados  pelo partido no Estado e defende que a sigla tucana  “volte às origens”   

carla morando

Reeleita deputada, Carla Morando defende reconstrução do PSDB. Foto: Divulgação

A deputada estadual Carla Morando (PSDB) foi reeleita com 177 mil votos, sendo 110 mil dentro da cidade de São Bernardo. A parlamentar quase que dobou a votação em relação ao pleito de 2018. Ela defende a reconstrução do PSDB que não conseguiu passar para o segundo turno nessas eleições para o governo do Estado. Para a deputada, a legenda tucana precisa voltar à suas origens e ressaltou a implementação de projetos importantes feitos pelo PSDB no Estado como Poupatempo, AME, Restaurante Bom Prato, Rede Lucy Montoro, Fatec, Etec, além de vários hospitais estaduais que são referência no País. Durante entrevista exclusiva concedida ao ABCD Jornal, Carla também avaliou o fato de seu marido, o prefeito Orlando Morando(PSDB), ter conseguido eleger o vice-prefeito Marcelo Lima (SD) como deputado federal e ela como deputada estadual. Segundo a tucana, isso mostra que a população aprova a gestão municipal. Abaixo segue a íntegra da entrevista:

ABCD Jornal – A senhora praticamente dobrou a votação para deputado nessa sua reeleição. Como avaliou?

Carla Morando – Então, eu fiquei bastante satisfeita, bastante feliz porque eu tive uma votação quase o dobro da primeira votação e isso mostra que a gente está no caminho certo. É um reconhecimento do meu trabalho. Então, assim, a gente teve muitos candidatos a deputados estaduais aqui em São Bernardo do Campo e ter sido eleita com essa quantidade de votos,  foi um recorde. Foram 110 mil fotos só na cidade. O recorde era do Orlando (Morando), que era de 103 mil votos. Então, foi bastante gratificante, cansativo, corrido, um negócio muito intenso, mas muito feliz com a votação, pois na outra eleição tive 89.636 votos.

ABCD Jornal – Então superou suas expectativas?

Carla Morando – Superou e muito. Eu Nunca imaginei. Eu esperava assim uns 140 mil ou 150 mil votos.

ABCD Jornal – Isso te traz mais responsabilidade?

Carla Morando – Ah, com certeza. Foi mais gente que confiou no meu trabalho e que eu tenho de fazer com que seja reconhecido o nosso trabalho em prol das nossas cidades da região do Grande ABC.

ABCD Jornal – E para esse segundo mandato quais serão suas  principais  bandeiras? 

Carla Morando – Na verdade, as minhas bandeiras de prioridades sempre foram o desenvolvimento social, a parte social. E sou a deputada estadual que mais destina recursos pra área social de todo o Estado. Sempre eu tive essa bandeira da área social, saúde, também até por ser profissional de saúde, então a área da saúde é uma área de bastante importância, segurança, que eu também tenho diversos projetos de lei e destinação também de equipamentos, de armamentos para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para as nossas GCM s. Enfim, essas são pautas que sempre estão na frente: o desenvolvimento social para o atendimento da população mais carente, a parte de saúde e a segurança.

ABCD Jornal – A senhora sempre foi muito próxima do Governo do Estado e conseguiu viabilizar muitas emendas e obras para a região. O que mudará a partir de agora já que o governador Rodrigo Garcia não passou para o segundo turno?

Carla Morando – Na verdade, assim, teve essa mudança que a gente ainda não sabe o que vai acontecer. Eu já fiz o meu apoio ao candidato Tarcísio, até porque o meu candidato era o Rodrigo, mas a população escolheu outros e decidiu trocar. O Tarcísio me garantiu a continuidade dos investimentos na cidade, a continuidade de todos os projetos que já estão em andamento e novos investimentos. Então, acredito que ele deva realmente chegar lá e ser o governador. E aí a gente vai começar a aproximação cada vez maior pra que a gente continue fazendo esse trabalho que foi feito durante todos esses quatro anos.

ABCD Jornal – Esse atual governo foi um dos que mais investiu no ABCD e nos demais municípios do Estado , mas não conseguiu ter seu representante no segundo turno. Por que esses investimentos não foram revertidos em favor de Rodrigo Garcia?

Carla Morando – Na verdade, o extremismo que aconteceu, essa polarização do Governo Federal foi para os estados, para os municípios. Isso foi geral. Então, acabou tendo essa questão da polarização revertida também na votação, nos Estados , e isso é algo que não dá pra gente acompanhar, independente de todo trabalho que foi feito. A gente tinha  mais de 500 prefeitos apoiando o governador, mas a polarização foi além disso, entendeu?

ABCD Jornal – O fato de o PSDB não ter candidato a presidente prejudicou? 

Carla Morando – A falta de um candidato à presidência  da República foi uma  das questões que acabou atrapalhando muito o PSDB. Nunca na história do PSDB nós não tivemos ali um candidato representando o nosso partido e lutando pela cadeira de presidente. Então, isso foi realmente uma das coisas que atrapalhou muito. E a polarização até porque a terceira via não conseguiu crescer de nenhuma maneira. E aí atrapalhou isso em todos os lugares, não foi aqui em São Paulo, mas em todos os estados. Candidatos que estavam praticamente eleitos foram afetados e e outros acabaram chegando pro segundo turno por conta da polarização entre Bolsonaro e Lula. E isso daí desequilibrou muito a votação de todos os lugares. Foi uma onda de novo.

ABCD Jornal- E qual o impacto disso dentro do PSDB?

Carla Morando – Olha, o PSDB  precisa voltar às origens. Fazer uma reconstrução do nosso partido, porque  não dá pra gente  esquecer de todos os ganhos no Estado desde que o PSDB assumiu. Desde colocar o estado  em ordem economicamente, não  ter um déficit financeiro, ter a lei de respeito do teto de gastos. Gasta-se  menos do que se arrecada. Temos  projetos que foram importantíssimos. Desde de Fábrica de Cultura, Bom Prato, Poupatempo, AME,  Lucy Montoro,  hospitais estaduais que  são referências em São Paulo.  Muitos investimos em Metrô. Não tem nenhuma obra parada de metrô no nosso estado. Todos os ganhos que foram na gestão do PSDB . Agora basta a gente reconstruir porque o racha muito grande dentro do próprio partido  e isso acabou levando à situação de hoje,

ABCD Jornal – Apesar de tudo isso, a bancada de deputados estaduais do PSDB aumentou em relação à última?

Carla Morando – Eram oito e a gente elegeu nove, mas tiveram partidos que praticamente sumiram  nessa votação. A gente tem ali o PL que  elegeu 19 deputados, o PT 18, o Republicanos oito. Então, isso mostra que, apesar desse racha, apesar de a gente ter uma polarização nacional, apesar de não termos um candidato a presidente pelo PSDB, a bancada do PSDB aumentou mostrando que a população aprova o trabalho do partido.

ABCD Jornal – A senhora foi uma das primeiras que declarou apoio para o Tarcísio? Na sua opinião, o que o diferencia do  candidato do PT?

Carla Morando – Na verdade assim, o candidato do PT a gente já tem um histórico muito ruim dele como prefeito da cidade de São Paulo. Foi o pior prefeito que  São Paulo elegeu, tanto que ele não conseguiu se reeleger perdendo para votos brancos e nulos. A votação dele foi ínfima. Mostrou que a população não aprovou de maneira alguma ele como gestor. Então imagina isso dentro do Estado. Seria, na minha opinião, uma tragédia. O Tarcísio de Freitas nunca foi Executivo com mandato. Ele foi ministro no governo Bolsonaro, ele é um técnico.  E a gente tem uma opção que é ele. Entre Haddad e Tarcísio, com certeza, O Tarcísio é muito mais preparado, ele trabalha muito, diferente também do que a gente sempre escutou, não é uma afirmação que eu faço, mas o que a gente sempre escutou é que o Haddad parava o trabalho muito cedo. Então assim, tem todo um porquê apoiar o Tarcísio e não o Haddad.

ABCD Jornal- O prefeito Orlando Morando conseguiu eleger a senhora e elegeu o vice-prefeito Marcelo Lima como deputado federal. O que isso vai impactar nas eleições municipais de 2024? 

 Carla Morando – Na verdade, a gente nem ficou pensando em eleições  municipais, até porque ainda a gente tem mais de dois anos pela frente. Acho que é muito cedo começar a pensar em algo assim agora. Ter conseguido eleger o nosso vice-prefeito Marcelo Lima, eu ter sido reeleita com essa grande quantidade de votos mostra que a população está aprovando o governo do  Orlando. Se ele tivesse uma avaliação ruim isso não ajudaria nenhum pouco. Então, como ele tem uma aprovação de mais de 70% da população, nos ajudou. Até pessoas do PT  aprovam a gestão do Orlando. Então acho que isso tudo mostra que a gente tá no caminho certo, eu buscando os recursos do Governo do Estado, agora o Marcelo buscando os recursos do Governo Federal, trazendo mais investimento e capacidade em infraestrutura para as  cidades do Grande ABC.

ABCD Jornal – O governador Rodrigo Garcia deu um apoio incondicional para o Bolsonaro e para o Tarcísio. O que que você achou desse posicionamento dele? 

Carla Morando – Ele é o governador, ele tem muitos seguidores, muita gente que espera dele uma posição até por ele estar como governador. Ele não pode ficar isento ao que está acontecendo dentro de um estado que é a potência do nosso país e que é a locomotiva. Então, assim, a gente precisa pensar. Apesar dele não conseguir  entrar para o segundo turno, ele precisa pensar o que vai ser melhor para o nosso estado. Se São Paulo for mal, a gente sabe que o país todo vai mal. Então, ele tem sim de tomar uma posição. Pelo perfil do Rodrigo Garcia, os eleitores dele esperavam isso. O PT de maneira alguma. Isso seria totalmente fora de sintonia com o que normalmente ele prega durante os 27 anos de trabalho na vida pública. Eu  acho que ele sim tem que tomar uma posição, tomou a posição correta. Ele não tem proximidade com o PT. Então, o perfil do eleitorado dele é o perfil que ele tem apoiar o Tarcísio.

ABCD Jornal – Que lição você tira de tudo que vivenciou nessa eleição? 

Carla Morando – Então, eu acho que disso tudo, a gente tira que a polarização não é algo bom. Eu acho que você governar somente para o lado dos que seguem você e que acham que a sua atitude está correta é muito ruim porque você deixa de atender uma demanda grande da população. Tudo que polariza não é algo saudável.

ABCD Jornal – O que a população pode esperar da Carla Morando nos próximos quatro anos?

Carla Morando – Muito, muito trabalho. Como sempre. Acabei de chegar do Palácio dos Bandeirantes com diversas demandas da região até por conta desse período eleitoral ficou bastante coisa ali parada. Então, o trabalho não para e hoje a demanda foi grande. Assim foi durante os quatro do meu primeiro mandato e assim será nos próximos anos. A população pode esperar de mim muito, muito trabalho.