VOLTAR
  • Cultura e Lazer
  • Santo André

Rede hoteleira de Paranapiacaba recebe turistas nos finais de semana e feriados

Em meio à natureza, Rede hoteleira de Paranapiacaba possui estilo diversificado com características da vila histórica inglesa

  • Rede hoteleira de Paranapiacaba recebe turistas nos finais de semana e feriados.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/12/2023
  • Compartilhar:

Em meio à natureza, Rede hoteleira de Paranapiacaba possui estilo diversificado com características da vila histórica inglesa

Paranapiacaba

Rede hoteleira de Paranapiacaba recebe turistas nos finais de semana e feriados. Foto: Divulgação

O circuito de hospedarias em Paranapiacaba é bastante diversificado. Sem perder as características de uma vila fundada por ferroviários no século XIX, são classificadas em duas categorias: Pousadas e B & B (Bed and Breakfast), um serviço de hospedagem econômico em residência familiar com quarto privativo e café da manhã.

Atualmente a rede hoteleira da Vila comporta oito pousadas e sete B & B. O turista que quiser passar o feriado ou final de semana em Paranapiacaba pode se deliciar com a natureza, o canto dos pássaros, o som das cachoeiras, a típica neblina e principalmente, o sossego. É possível ainda meditar e desfrutar dos benefícios da medicina alternativa.

A Pousada Milenar, de propriedade do acupunturista Valther Mendes e sua esposa Zenaide Clementino Pereira, proporciona esse tipo de tratamento. O spa fica ao lado de duas cachoeiras naturais no meio da mata atlântica. Possui quatro quartos, sendo três com suítes e uma para até seis pessoas. A capacidade é de até 20 pessoas para dormir e oferece café da manhã completo aos hóspedes. “Aqui recebemos todo tipo de público, inclusive do exterior. São pessoas que querem descansar e dormir muito bem. Se quiser trabalhar também, disponibilizamos sinal de wi-fi”, relata Zenaide. A pousada já funciona há 22 anos, passando de mãe para filho.

Outra hospedaria tradicional é a Casa Roxa, que como o próprio nome já diz, é pintada na cor roxa desde a inauguração, há 14 anos. Do tipo hostel (que corresponde a casas com espaços compartilhados), o espaço de estilo rústico tem capacidade para 23 pessoas, divididas entre os seis quartos. A proprietária Margarete Versuri recentemente construiu um mirante com madeiras recicladas, o que possibilita uma vista geral da vila inglesa. “Geralmente os turistas vem para cá nos finais de semana e feriados. São jovens que gostam de participar de trilhas; médicos e advogados que querem se afastar da vida atribulada do cotidiano”. Ela confirma que muitos turistas sequer fazem agendamento e o período mais intenso de procura é em datas de eventos como a Convenção de Bruxas em maio e o Festival de Inverno em julho.

O casal Paulo Riscala e Elisangela Cristina de Oliveira Madi está em um novo projeto empreendedor. Da gerência do café Infinito Olhar, os dois participaram da licitação de um imóvel ao lado da residência para montar uma hospedaria, que ainda está em fase de montagem. O quarto de casal com cama box massagem, outro para jovens, a sala e parte da cozinha já podem ser utilizados. “Nossa proposta é receber as famílias que vêm para os eventos. Como pegamos a chave da casa no final de junho, montamos a pousada em tempo recorde para fazer uma experiência no Festival de Inverno. Graças a Deus deu tudo certo”.

Paranapiacaba deverá ganhar em breve uma outra modalidade de hospedagem: o glamping. O novo estilo de estadia é uma mistura de hotel e camping, sem perder o glamour. É uma maneira de curtir a natureza ao ar livre sem abrir mão do conforto de um hotel.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, está otimista com o crescimento da hotelaria na Vila: “O setor de hospedaria melhora a cada dia em Paranapiacaba e com a evidente melhora das estruturas turísticas e físicas, a tendência é começar a receber ainda mais pessoas para a permanência nos finais de semana e feriados, em especial nos dias de eventos”.

| Circuito de hospedarias em Paranapiacaba

Categoria pousadas

1 – Os Memorialistas – Avenida Fox, 525/526 – Parte Baixa

2 – Avalon – Travessa Ver. Godofredo da Câmara Genofre, 339 – Parte baixa

3 – Cantinho do Sossego – Caminho do Hospital Velho, 304 – Parte baixa

4 – Milenar – Caminho do Hospital Velho, 310 – Parte baixa

5 – Shamballah – Avenida Rodrigues Alves, 471 – Parte baixa

6 – Casa Roxa – Rua Rodrigues Quaresma, 14 – Parte alta

7 – Pousada Ferreira’s – Rua Rodrigues Quaresma, 13 – Parte alta

8 – Pousada do Bali – Rua João Antunes, 37 – Parte alta

Categoria B & B (Bed and breakfast) – Cama e café da manhã. Hospedagem em residência familiar com quarto privativo e café da manhã

1 – Alto da Serra – Rua Ver. João Dias Carrasqueira, 531 – Parte baixa

2 – Pousada da Karla – Rua Nova, 15 – Parte baixa

3 – Castelo dos Sonhos – Avenida Alfredo Maia, 500 – Parte baixa

4 – Hospedagem Floral – Rua Rodrigues Alves, 37 – Parte baixa

5 – Maranata – Avenida Fox, 448 – Parte baixa

6 – Pousada Tangará – Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, 563 – Parte baixa

7 -Bela Vista – Rua Rodrigues Alves, 38 – Parte Baixa