VOLTAR
  • Cidades

Recompensa de R$ 50 mil, gabinete de Derrite no litoral e reforço no efetivo

Recompensa é para quem der informações sobre criminoso que tirou a vida de PM de Mauá; Policiais do Batalhão de Ações Especiais do ABCD serão empenhados nas ações no litoral

  • Guilherme Derrite transfere gabinete da SSP para Santos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/02/2024
  • Compartilhar:

Recompensa é para quem der informações sobre criminoso que tirou a vida de PM de Mauá; Policiais do Batalhão de Ações Especiais do ABCD serão empenhados nas ações no litoral

Guilherme Derrite transfere gabinete da SSP para Santos

Guilherme Derrite transfere gabinete da SSP para Santos. Foto: Divulgação

O gabinete institucional da Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi transferido temporariamente para a cidade de Santos. A decisão foi anunciada pelo secretário Guilherme Derrite nesta quarta-feira (07/02), após reunião com a cúpula da Segurança Pública do Estado, realizada no Comando de Policiamento do Interior, no litoral paulista.

O secretário vai supervisionar pessoalmente as ações desenvolvidas em conjunto pelas Polícias Civil e Militar na região para combater a criminalidade e prender os suspeitos de envolvimento na morte de dois policiais.

Essas ações serão realizadas durante a 3ª fase da Operação Verão, que teve início hoje. Já há a atuação de tropas especializadas com o empenho de policiais que atuam na região e na capital paulista.

O efetivo que atuará nas cidades da região será ampliado. A partir de amanhã, policiais do Batalhão de Ações Especiais, da região do ABC Paulista, de Guarulhos e da Região Metropolitana da capital serão empenhados nas ações. Também haverá o auxílio de policiais da Rota e do Centro de Operações Especiais (COE).

Além disso, a Polícia Civil vai apoiar nas investigações e no trabalho de inteligência com o empenho de agentes do Grupo Especial de Reação (GER), além do efetivo de outros departamentos, como Denarc, para dar o suporte nas ações de combate ao tráfico de drogas.

Para apoiar os policiais em campo, a SSP vai reforçar o trabalho de inteligência por meio de diversas agências que atuam no Estado. “Todas as informações de inteligência serão centralizadas para que os policiais possam atuar em campo com um grau de estrutura definido por prioridades”, afirmou o secretário.

A Secretaria da Segurança Pública também vai solicitar junto ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público uma atuação em conjunto, com base nas informações de inteligência, para que as ações sejam acompanhadas de perto pelos órgãos.

As ações serão comandadas pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, e pelo delegado-geral, Artur Dian.

Prisão de homem que matou soldado da Rota

Durante a coletiva, o secretário Guilherme Derrite afirmou que a Polícia Civil já pediu a prisão do suspeito de matar o policial da Rota Samuel Cosmo, na semana passada. A Justiça deferiu o pedido e os policiais estão tentando localizar o criminoso.

A SSP vai editar uma resolução que será publicada nas próximas horas oferecendo a recompensa no valor de R$ 50 mil para obter informações da comunidade que ajudem a levar ao paradeiro do suspeito.

“Estamos defendendo a população, em especial, as pessoas de bem que moram nas comunidades aqui do litoral e que mais sofrem com a atuação do crime organizado”, completou Guilherme Derrite. “Essa atuação vai priorizar a prisão desde a cúpula do crime organizado até os membros dessas organizações, além dos envolvidos nas mortes dos policiais. Vamos dar uma resposta ao avanço da criminalidade.”