Qualidade da Educação de S.Caetano é apontada como a melhor do Sudeste
No levantamento, São Caetano alcança a segunda melhor posição do país, atrás apenas de Sobral, cidade localizada no Ceará
No levantamento, São Caetano alcança a segunda melhor posição do país, atrás apenas de Sobral, cidade localizada no Ceará
Planejamento, investimento em estrutura física, formação e valorização dos professores, educação tecnológica e nutricional, entre outras vertentes, fazem da Educação de São Caetano uma referência nacional. Fato este comprovado, mais uma vez, pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e anunciado na quarta-feira (23/08).
A análise, resultado de um amplo levantamento de indicadores baseados em dois pilares (acesso e qualidade do ensino), aponta a educação de São Caetano como a segunda melhor do Brasil – ficando atrás apenas de Sobral (CE) e à frente de todos os outros municípios da região Sudeste. Em âmbito nacional, São Caetano é a segunda colocada dentre os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes que foram avaliados pelo ranking.
Para a secretária de Educação, Minéa Fratelli, São Caetano alcança esse destaque porque a Educação, de fato, é prioridade nesta gestão. “Quando começamos a trabalhar no governo do prefeito Auricchio (José Auricchio Júnior), organizamos um programa estratégico em Educação que envolvia a infraestrutura, mas, também, ações voltadas à garantia das aprendizagens e a uma gestão mais moderna e inovadora (que inclui a questão da tecnologia), a um olhar para a educação integral (que estamos ampliando, ano a ano) e ao fortalecimento da rede, com ações intersecretariais e gestão de pessoas”.
A secretária acrescenta que os profissionais tiveram uma atenção especial. “Trabalhamos a questão da carreira e do piso salarial, valorizando os professores e gestores, o que é essencial para que a gente promova mudanças na escola”, destaca Minéa.
QUALIDADE DO ENSINO
Sobre o quesito Qualidade da Educação, São Caetano aprimorou e apresenta um excelente e consistente desempenho nos indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A infraestrutura das escolas e a formação dos professores são alguns dos fatores que dão a base desse resultado.
“A cidade vem se empenhando no lançamento de programas que trazem enormes diferenciais à qualidade do ensino”, pontuou o prefeito José Auricchio Júnior. “Em junho deste ano, por exemplo, lançamos o maior programa de educação digital da história do município, o EducaTech, que envolve a aquisição de equipamentos e softwares para todas as escolas da rede municipal de ensino, além de um processo de formação continuada de educadores no uso das tecnologias disponíveis”, informa Auricchio.
Foram adquiridos chromebooks para todas as escolas e equipes gestoras da rede municipal, além de lousas digitais com softwares pedagógicos 3D. A iniciativa é pioneira na educação pública da região.
Em agosto, mais um lançamento marcou a história da Educação de São Caetano, o ProNutri, que consiste em uma série de ações e programas de incentivo à alimentação saudável envolvendo todas as escolas, comunidade escolar (diretores, professores, funcionários, alunos e pais ou responsáveis) e cursos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
Além de um cardápio saudável, capacitação de merendeiras e lactaristas e a oferta de oficinas de culinária para a comunidade escolar, o programa inclui a implementação de hortas em todas as 66 escolas do município. O objetivo é levar a toda a rede municipal de ensino os projetos de escolas de São Caetano que foram selecionados como referência pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
ACESSO À EDUCAÇÃO
De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), o acesso à educação configura-se como condição básica para mensurar a competitividade de um município, uma vez que, além do impacto direto na qualidade de vida da população, representa parcela importante da formação dos valores da sociedade, além de ser um primeiro passo na formação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho.
São Caetano também se destaca neste quesito. O acesso do munícipe a uma educação gratuita de qualidade tem sido garantido por um amplo programa de revitalizações de escolas, além da construção de novas unidades seguindo o modelo de educação integral que tem direcionado a administração pública.
Em julho de 2022, o prefeito inaugurou o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria. Com área construída de cerca de 10 mil m², foi a maior obra da Prefeitura na área da Educação até aquele momento. O Complexo Educacional reúne duas novas escolas —a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosana Aparecida Munhos e a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Teresinha Dario Fiorotti –, um ginásio poliesportivo coberto, duas quadras descobertas e um playground.
Além de salas de aula amplas, arejadas e iluminadas, com grandes janelas e portas de vidro, que permitem a entrada de luz natural, o complexo conta com espaços pedagógicos como sala de artes, de dança, de música, sala Lego (com kits de informática) e sala maker, com ferramentas e impressora 3 D.
Essa mesma concepção está sendo levada a outra unidade escolar atualmente em obras: o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural no Bairro Mauá. O local reunirá, em três prédios, escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, playground, quadra poliesportiva e espaços culturais, como, por exemplo, salas para oficinas de música e artes, e um auditório com 200 lugares.
As novas unidades permitirão a criação de 600 novas vagas (150 no Infantil e 450 no Fundamental), todas de período integral. O projeto da nova unidade escolar inclui a adoção de medidas de sustentabilidade, como a instalação de lâmpadas de LED e sistema de captação de energia solar.