Quais institutos de pesquisas mais erraram na eleição para presidente?
Ipec e Atlas estão entre os que mais erraram o resultado para presidente; Paraná Pesquisas foi que mais se aproximou dos números das urnas
Ipec e Atlas estão entre os que mais erraram o resultado para presidente; Paraná Pesquisas foi que mais se aproximou dos números das urnas
Dentre os principais Institutos de Pesquisa que mais erraram para eleição presidencial está o Ipec, antigo Ibope. Ele foi um dos que mais se distanciou do resultado eleitoral nesse segundo turno a exemplo do que ocorreu na primeira fase do pleito. O Ipec, que fazia os levantamentos encomendados pela Rede Globo, errou fora da margem de erro.
Outro que errou o resultado foi o Atlas que chegou a pediu desculpas publicamente pelo resultado apresentado aos eleitores. O CEO do Instituto AtlasIntel, Andrei Roman, se desculpou por ter errado a previsão do resultado das eleições presidenciais após o fim das apurações do 2º turno no domingo (30/10). Em pesquisa divulgada na quinta-feira (27/10), levantamento mostrava vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vantagem maior do que a verificada nas urnas.
O que mais se aproximou do resultado
Entre os principais institutos de pesquisas eleitorais que realizaram e divulgaram pesquisas de intenção de voto na véspera das eleições, o que mais se aproximou dos resultados foi o Paraná Pesquisas.
Luiz Inácio Lula da Silva,77 anos, foi eleito presidente da República neste domingo (30/10) pela terceira vez. Na apuração dos votos ele teve 60.345.999 milhões de votos ou 50,9% dos votos válidos. O atual presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro que concorria com Lula pela reeleição teve 58.206.354 milhões de votos ou 49,1% do total. Na totalidade , os votos válidos foram por volta de 118,5 milhões de votos válidos.
Veja as pesquisas:
Ipec: (um dos que mais que mais errou fora da margem de erro de 2 pontos)
Lula: 54%
Bolsonaro: 46%
Atlas: (um dos que mais que mais errou fora da margem de erro de um ponto)
Lula:53,4%
Bolsonaro: 46,6%.
Paraná Pesquisas: (o que mais se aproximou)
Lula: 50,4%
Bolsonaro: 49,6%
Datafolha: (dentro da margem de erro de 2 pontos)
Lula: 52%
Bolsonaro: 48%
Quaest: (dentro da margem de erro de 2 pontos)
Lula: 52%
Bolsonaro: 48%
Veritá: (dentro da margem de erro de dois pontos)
Bolsonaro: 51%
Lula: 49%.