VOLTAR
  • Política

PT de São Bernardo expulsa vereador Joilson Santos

Partido dos Trabalhadores alega que parlamentar participa de atividades  organizadas pela administração do prefeito Orlando Morando

  • Após ida de Joilson a eventos de Orlando Morando, PT expulsa vereador.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/03/2022
  • Compartilhar:

Partido dos Trabalhadores alega que parlamentar participa de atividades  organizadas pela administração do prefeito Orlando Morando

joilson santos

Após ida de Joilson a eventos de Orlando Morando, PT expulsa vereador. Foto: Divulgação

O PT de São Bernardo expulsou o vereador Jailson Santos Carvalho, que vinha sofrendo processo interno por ter participado de várias atividades da administração do prefeito tucano Orlando Morando.

Em nota pública divulgada datada desta sexta-feira (18/03) e divulgada neste sábado (19/03), o PT justifica o desligamento do parlamentar da legenda.

Leia a íntegra:

 “A direção municipal do PT de São Bernardo do Campo, torna pública decisão “unanime”, na reunião ordinária do diretório que deliberou pela expulsão do filiado Vereador JOILSON SANTOS CARVALHO dos quadros do partido.

A decisão levou em consideração o histórico de infrações de forma constante e, portanto, reiteradas dos dispositivos estatutários, ao que fora aplicada sanção disciplinar anterior, com caráter pedagógico, contudo, não surtindo efeito para que cessasse a conduta do Parlamentar que afronta o estatuto do Partido dos Trabalhadores.

Entre as condutas consideradas foi observado que o Parlamentar tem votado com constância em descompasso com a própria bancada do PT na cidade, notoriamente, alinhado com a bancada do governo ORLANDO MORANDO (PSDB), em pautas que afeta diretamente os trabalhadores/as do serviço público municipal e o População da cidade.

Fora observado ainda, a inadimplência constante por parte do Parlamentar acumulando dívida exorbitante, não participação nas atividades partidárias, e declarações públicas de total desrespeito com a militância do partido dos trabalhadores.

No histórico de reincidência de infrações aos dispositivos estatutários, o Vereador já na primeira sessão do parlamento municipal votou contra a própria bancada do PT de São Bernardo e a favor da bancada aliado ao governo ORLANDO MORANDO (PSDB).

Ainda no aludido histórico, o Vereador JOILSON SANTOS chegou a congratular com o Presidente Bolsonaro na Câmara Municipal, sempre agindo de forma unilateral e particularizada em relação a temas e matérias que afetam diretamente o Povo, a nossa legenda e a MILITÂNCIA.

Ressaltamos, que a direção do PT de São Bernardo, mesmo diante do quadro apresentado tentou em diversas vezes o diálogo com o Vereador JOILSON SANTOS, a fim de buscar o seu alinhamento com os demais membros e colegas de bancada do Partido dos Trabalhadores, Vereadoras: Ana Nice e Ana do Carmo e o Vereador Getúlio do Amarelinho, na atuação parlamentar, conforme o nosso estatuto e necessidade de defesa das pautas em favor da população de São Bernardo. Todavia, sem êxito no intento, o que não deixou alternativa a essa direção, após, aplicação de sanção menos severa, que a presente decisão.

O partido deliberou ainda, em razão da expulsão do Vereador Joilson Santos dos quadros do Partido dos Trabalhadores, pelo pedido da cadeira parlamentar em favor do primeiro suplente petista na Câmara Municipal, o companheiro JOSÉ LUIZ FERRAREZI e irá formalizar o pedido junto as autoridades competentes.

Tal fato se deve especialmente em razão do Vereador JOILSON SANTOS ter sido o responsável direto pela sua expulsão ao descumprir as regras estatutárias e ainda considerado, o mesmo ter tido votação de 2.699 votos, sendo certo que, para garantir a vaga no parlamento da cidade teve que superar 13.000 votos, ao que a ampla maioria dos votos que elegeram o parlamentar são atribuídos ao Partido dos Trabalhadores.

Por fim, reiteramos o compromisso com as nossas bandeiras históricas de luta e com o nosso estatuto partidário e ninguém irá se sobrepor a MILITÂNCIA PETISTA e ao Partido dos Trabalhadores.

São Bernardo do Campo, 18 de março de 2022.

Cleiton Leite Coutinho

Presidente do PT de São Bernardo do Campo🇭🇰

José Cloves da Silva

Secretário Geral/Organização do PT de São Bernardo do Campo