VOLTAR
  • Brasil
  • Política

Proposta pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1 movimenta redes sociais

 Argumento da autora da proposta é de que o trabalhador tem o direito de passar mais tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor

  • Proposta pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1 movimenta redes sociais.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/11/2024
  • Compartilhar:

 Argumento da autora da proposta é de que o trabalhador tem o direito de passar mais tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor

trabalhador em obra

Proposta pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1 movimenta redes sociais. Foto: Agência Brasil

A proposta de acabar com a jornada de trabalho 6×1 — seis dias trabalhados por um de descanso — ganhou grande destaque nas redes sociais neste domingo (10). A Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP), provocou um intenso debate, figurando como o tema mais discutido na rede social X, antigo Twitter.

A parlamentar tem se engajado nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à PEC, que precisa de 171 assinaturas para ser apresentada oficialmente. Até o momento, Érica conseguiu metade dos apoiamentos necessários. Segundo Érica, a jornada 6×1 é desumana. “Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, destacou.

A iniciativa conta com o apoio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), que já reuniu 1.425.372 assinaturas em uma petição online em defesa da proposta.

Atualmente, a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permitem uma jornada de até oito horas diárias e 44 horas semanais, com a possibilidade de compensação de horários e redução de jornada por meio de acordos coletivos.