VOLTAR
  • Diadema
  • Esporte

Projeto social de Diadema incentiva a prática do basquete entre jovens de 12 a 17 anos

Projeto é destinado a jovens - de 12 a 17 anos - em situação de vulnerabilidade social, psicológica, comportamental  que tenham vontade de praticar um esporte

  • Projeto social de Diadema incentiva a prática do basquetebol entre jovens de 12 a 17 anos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 10/03/2024
  • Compartilhar:

Projeto é destinado a jovens – de 12 a 17 anos – em situação de vulnerabilidade social, psicológica, comportamental  que tenham vontade de praticar um esporte

Equipe jovem de basquete

Projeto social de Diadema incentiva a prática do basquetebol entre jovens de 12 a 17 anos. Foto: Divulgação

Trabalhar com o basquetebol sempre foi o desejo do ex-atleta, educador físico e técnico Alex Adriano Gonçalves. Dessa vontade nasceu o Basquetebol para a Vida (@basquetebolparaavida). Em 2018, as portas da ADC Mercedes Benz foram abertas para receber o projeto e iniciar a escolinha de basquete do clube, que completa 6 anos. Ela é focada na iniciação de crianças e adolescentes, meninos e meninas, de 8 a 17 anos.

“A veia social sempre esteve presente no projeto. Fazíamos campanhas de arrecadação de alimentos, cestas básicas, doações para moradores de rua, etc. Criar um braço 100% social do Basquetebol para a Vida fazia parte dos meus sonhos”, afirma Alex. Foi aí que em 2022 ele conseguiu realizá-lo e deu vida ao Basquete Educa (@basquete.educa), que tem o objetivo de, através do esporte e da educação, oferecer oportunidades aos jovens de olharem para si mesmos e ao seu redor e encontrarem formas de melhorar a sua vida e das pessoas que fazem parte dela.

O projeto é destinado a jovens – de 12 a 17 anos – em situação de vulnerabilidade social, psicológica, comportamental, entre outras, que tenham vontade de praticar um esporte, que estejam dispostos a adquirir outros conhecimentos e trocar experiências. Para isso, além dos treinos de basquete, são realizadas oficinas de diversos temas como, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, Bem-estar e Convívio, Meio Ambiente e Audio Visual. As aulas das oficinas são online e a frequência, tanto no treino quanto nas oficinas, é exigida para garantir a permanência do jovem no projeto. As oficinas são ministradas por voluntários.

Além do objetivo de ensinar a prática e os fundamentos do esporte, o foco também é a competição. Os treinos são direcionados para isso. “Atualmente estamos participando da nossa terceira competição unindo os dois projetos. Esse ano novamente em três categorias (sub14, sub15 e sub17), e podemos ver nitidamente a evolução dos nossos atletas”, declara o coordenador do projeto e técnico, e complementa, “2023 foi um ano muito importante para o projeto, pois trazemos para casa a medalha de ouro da série prata da Liga Paulista de Basquetebol com nossa equipe sub14”.

Como todo o projeto social, ele também precisa de apoiadores, pessoas ou empresas empenhadas em fazer a diferença na vida desses jovens. “Precisamos manter a nossa estrutura, participação nas competições, materiais, entre outras coisas, visando o nosso crescimento como equipe e como projeto social, e assim ajudar ainda mais pessoas. A busca por esses apoios e patrocínios é quase diária”, finaliza o treinador.

Hoje o projeto social Basquete Educa conta com 24 alunos.

Para saber mais sobre os projetos, como apoiar o projeto social ou informações sobre o local e horários dos treinos, basta acessar o instagram @basquete.educa, ou entrar em contato no whatsapp: (11) 97601-3979.