VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Projeto prepara professores de Mauá para praticarem uma educação mais lúdica

Segundo e terceiro Encontro de Formação do projeto Baú das artes têm como foco a contextualização e a adaptação das atividades propostas nos cadernos temáticos para o dia a dia da escola

  • Formadora Vanessa Guedes integra a equipe do Projeto Baú das Artes.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 10/12/2020
  • Compartilhar:

Segundo e terceiro Encontro de Formação do projeto Baú das artes têm como foco a contextualização e a adaptação das atividades propostas nos cadernos temáticos para o dia a dia da escola

 

Formadora Vanessa Guedes integra a equipe do Projeto Baú das Artes. Foto: Divulgação

 

O brincar é uma atividade essencial para viver a infância em sua plenitude e se apresenta, também, como ferramenta importante para uma educação de qualidade. É por meio das artes, dos jogos e das brincadeiras que crianças experienciam múltiplos mundos possíveis, praticando regras, vivenciando emoções, exercitando a imaginação, a criatividade, a capacidade crítica e o raciocínio lógico. É por tudo isso que a segunda e a terceira formação do Baú das Artes abordam contextualização e adaptação dos conteúdos para a prática com os alunos.

O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério da Cidadania, e conta mais um ano com o patrocínio da Oxiteno, empresa líder na produção de tensoativos e especialidades químicas na América Latina. No município de Mauá, as atividades são executadas pela Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e de projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Dividido em cinco etapas – acolhida tecnológica, doação do acervo, formação dos educadores, acompanhamento pedagógico e evento de culminância (celebração) –, o projeto foi todo adaptado para o ambiente online, por conta da quarentena.

O primeiro módulo da formação continuada dos educadores foi voltado para a entrega dos baús nas duas escolas participantes e para a acolhida tecnológica dos educadores selecionados. A primeira formação teve como objetivo apresentar o acervo ludo-pedagógico com materiais polivalentes, além da metodologia que embasa o projeto e suas principais referências. Atualmente, os educadores estão ampliando seu campo didático para conseguir colocar todo o aprendizado em prática e adaptando a metodologia aprendida para aplicar em sua prática diária.

Somente em 2020, em âmbito nacional, o projeto já beneficiou quase 8 mil crianças diretamente e 26 mil crianças indiretamente. Em Mauá, as atividades se encerram em dezembro, e envolvem 98 educadores e 2443 crianças da Educação Infantil.

“O curso foi agradável. Apesar do distanciamento, pude aprender e os cadernos disponibilizados irão me ajudar muito a ter ideias. O projeto conseguiu manter um curso que agregou no nosso aprendizado e trouxe luzes para iluminar a nossa jornada. Com certeza, quando tudo isso passar e eu retornar a minha rotina presencial, irei desfrutar muito o material que foi entregue na escola. Mas, mesmo neste momento, algumas ideias já foram utilizadas em meu ensino remoto”, conta a professora participante do projeto Izabel Cristina Queiroz dos Santos, da E M Guimarães Rosa.

O Baú das Artes está organizado a partir dos temas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), como Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Sexualidade, Ética, Saúde e Pluralidade Cultural. Todo o conteúdo dos baús segue os princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que busca envolver a criança em um ambiente de investigação e de busca por solução de problemas, tornando-a protagonista de seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Executado desde 2011 no país, o projeto já entregou mil baús, abrangendo todas as regiões do Brasil e beneficiando mais de 300 mil crianças. Em Mauá, as escolas participantes do projeto são: Escola Municipal Guimarães Rosa, Escola Municipal Neuma Maria da Silva, Escola Municipal Francisco Ortega, Escola Municipal Perseu Abramo, Escola Municipal Guilherme primo Vidotto e Escola Municipal Geovane Oliveira Lacerda Costa. Além disso, contamos com a participação de quatro escolas do ano de 2019 (reciclagem): Escola Municipal Florestan Fernandes, Escola Municipal João Rodrigues Ferreira, Escola Municipal Hebert de Souza e Escola Municipal Samir Auada.

Sobre a Oxiteno
A Oxiteno é líder na produção de tensoativos e especialidades químicas na América Latina. Nascida em 1973, na cidade de São Paulo, a companhia tem como propósito contribuir para o bem-estar das pessoas por meio da química e investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções inovadoras e alinhadas aos objetivos de negócio de seus clientes. A empresa está presente em oito países das Américas, Europa e Ásia e conta com 11 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai, além de três centros de P&D e oito escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. No Brasil, possui fábricas nas cidades de Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS) e no Polo Petroquímico de Mauá (SP) e Polo Industrial de Camaçari (BA).

Sobre o Baú das Artes
Brincar, criar e aprender. Esse é o propósito do projeto Baú das Artes, idealizado e executado pela Evoluir, desde 2011. De forma colaborativa e multidisciplinar, o Baú leva às crianças e suas comunidades aprendizados de cooperação e sustentabilidade, adquiridos por meio de atividades lúdicas. O Baú é doado às escolas recheado de materiais de teatro como fantoches, além de itens de higiene e jardinagem, jogos, instrumentos musicais e um completo acervo de livros para que os educadores possam conduzir atividades práticas e divertidas em sala de aula. Devido o período de isolamento social imposto pelo novo Coronavírus e a necessidade de readaptação do ensino público e da formação continuada dos professores, lançamos mão de estratégias para dar sequência ao projeto em sua versão virtual. Os 3 encontros formativos foram realizados no formato virtual através da Plataforma do Zoom e as escolas ganharam encontros remotos quinzenais de acompanhamento técnico-pedagógico. Além disso, todos os educadores e representantes das secretarias de educação receberam suporte tecnológico individual para melhor participação nas videochamadas e utilização da Plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do Projeto Baú das Artes, construída no Google Classroom e compartilhada com todos os inscritos nas etapas formativas.

Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos com o objetivo de promover impacto social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e a Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.
Saiba mais: www.evoluir.com.br