VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Projeto Mais Música vai beneficiar 1.050 alunos de São Bernardo

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental vão contar com oficinas de instrumentos musicais, como clarinete, trompete, violino e xilofone, além de canto coral

  • Projeto Mais Música vai beneficiar 1.050 alunos de São Bernardo.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/06/2023
  • Compartilhar:

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental vão contar com oficinas de instrumentos musicais, como clarinete, trompete, violino e xilofone, além de canto coral

alunos com instrumentos musicais

Projeto Mais Música vai beneficiar 1.050 alunos de São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC-Omar matsumoto

A Prefeitura de São Bernardo promoveu na manhã desta terça-feira (6/6) a aula inaugural do Projeto Mais Música, que chega a 19 escolas municipais de Educação Básica do município. Parceria entre a Secretaria de Educação com o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Tocando a Vida, o programa vai oferecer para 1.050 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das EMEBs oficinas de instrumentos musicais, como clarinete, trompete, violino e xilofone, além de canto coral.

O evento de lançamento foi realizado no Cenforpe, com presença de representantes das escolas que serão beneficiadas com o programa e apresentações musicais da orquestra formada pelos professores do projeto. Na ocasião, o prefeito Orlando Morando fez a entrega simbólica dos instrumentos musicais a representantes das unidades escolares. O chefe do Executivo ressaltou o quanto a música é um agregador social.

“Sempre digo que a música nos une e ela vai unir muito mais do que os 1.050 alunos beneficiados nessa primeira etapa do Projeto Mais Música em nossas escolas municipais. O projeto começa este ano com alunos do 3º ano, mas quando eles estiverem se formando lá no 5º ano, já teremos alcançado mais de 5 mil alunos”, disse.

Morando fez questão de ressaltar que o ensino musical nas escolas vai além do lazer. “É também um despertar de talento. Muitos que vão começar nesse projeto educacional podem, lá na frente, ter a música como profissão. Agradeço aos professores e diretores pela dedicação e espero que daqui até o final do ano a gente possa ver um grande espetáculo musical com esses alunos”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Greici Picolo Morselli, relembrou como o ensino da música chegou na cidade. “Quando a primeira dama, e hoje deputada estadual, Carla Morando era presidente do Fundo Social, ela acreditou no ensino de música em nosso município através das entidades. Hoje, só tenho a agradecer por poder fazer parte desse novo momento do ensino musical em nossa cidade”.

Já a Secretária de Educação do município, Silvia Donnini, fez questão de agradecer aos professores e técnicos que ajudaram na implementação do projeto. “Contamos com o auxílio da Secretaria de Cultura e de técnicos da Associação Tocando a Vida. Este projeto nasceu do coração do prefeito Orlando Morando, que desde o início da sua gestão vem investindo na educação em tempo integral em nossa cidade”.

aula inaugural de música

Prefeitura de São Bernardo promove aula inaugural do Projeto Mais Música. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

MÚSICA PARA A ALMA

Para a pequena Emanuelle, de 8 anos, da EMEB Ari Lacerda Rodrigues, no bairro dos Casa, o projeto é um momento de estar em contato com uma de suas paixões: a música. A aluna – que é deficiente visual – não escondeu a empolgação para o início das aulas. “Eu adoro filmes e música e estou ansiosa para conhecer melhor o instrumento musical que terá na minha escola, a flauta transversal”.

INVESTIMENTO

Para a execução do projeto, foram investidos inicialmente R$ 650 mil na compra dos instrumentos musicais, contratação de instrutores musicais e insumos (palheta, kits de corda, partitura, bocais, cavaletes e mais). Os alunos das EMEBs atendidos pelo programa de iniciação musical terão aulas duas vezes na semana, de 60 minutos cada uma. Parte deste investimento é proveniente dos recursos arrecadados pelo Fundo Social junto à iniciativa privada.