Projeto incentiva idosos de Santo André a praticarem leitura

Mais visitadas

Realizado por meio de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, Clube de Leitura 6.0 promove envelhecimento ativo e saudável

Projeto incentiva idosos de Santo André a praticarem hábito da leitura. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

A Prefeitura de Santo André lançou nesta quarta-feira (12) o projeto Clube de Leitura 6.0. A iniciativa visa incentivar o hábito de ler em munícipes da terceira idade, promovendo assim um envelhecimento ativo e saudável.

O projeto é realizado em parceria com o Fundo Estadual do Idoso, vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, e oferece leitura gratuita de livros digitais, rodas de conversas e sessões semanais de biblioterapia em grupo.

A iniciativa é realizada em 18 cidades paulistas e Santo André é o primeiro município do ABC a contar com o programa. Cada clube de leitura possui, em média, dez membros, que se reúnem uma vez por semana para ler e falar sobre o livro lido. Os encontros, de duas horas, são sempre no mesmo lugar e horário.

Na primeira parte, as leituras, em voz alta ou individualmente, são feitas nos tablets fornecidos pelo projeto. Em seguida, acontecem as rodas de conversa com sessões de biblioterapia. Voluntários ensinam os idosos a manusear os aplicativos de leitura em tablets, celulares e computadores.

O lançamento do projeto contou com a presença do prefeito Paulo Serra, que aproveitou a ocasião para anunciar que o Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) vai passar a funcionar em um novo espaço.

“É importante a gente dividir com vocês que vamos ter um novo Centro de Referência do Idoso de Santo André. Assinamos um contrato com o Tênis Clube e no mês de abril, aniversário da cidade, quem vai ganhar o presente é a nossa melhor idade, com a belíssima estrutura do Tênis Clube, e a ampliação dos trabalhos realizados no Crisa”, comentou o prefeito.

O Clube de Leitura 6.0 é uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação privada com sede em Ribeirão Preto, selecionada em edital para captar recursos pelo Fundo do Idoso do Estado de São Paulo.

“A importância do projeto é muito grande, porque a gente trabalha com a longevidade, buscamos isso para a nossa população, quando fazemos isso criamos um novo desafio, que é como envelhecer com saúde. O projeto vai nesta direção porque, através destes clubes de leitura, conseguimos ter uma escuta empática, socialização e a possibilidade muitas vezes, através das histórias dos livros, de lidar com a vida de outra maneira”, afirmou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Para se inscrever os interessados devem entrar em contato com o Crisa, no telefone 4992-8132, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) Utinga, Vila Luzita, Alzira Franco e no Ana Maria.

Mais publicações

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações