
Para apresentar o projeto “Futuras Cientistas”, a diretora da ICMD Brasil utyilizou a tribuna livre na Sessão Ordinária desta quarta-feira na Câmara de Diadema. O projeto, que foi apresentado aos vereadores, é promovida pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, teve como foco revelar os resultados de seu trabalho desenvolvido com estudantes da rede pública do Grande ABC e da capital paulista.
O projeto visa estimular o interesse de meninas por carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), foi lançado em 2022 com uma turma inicial de oito alunas do 3º ano do ensino médio. As jovens participaram de uma imersão prática em laboratórios da empresa IMCD, sediada em Diadema. Lá aprenderam sobre formulações químicas, aplicações nos setores de alimentos, construção civil, estética e vagas de pesquisa, ampliando horizontes para a carreira científica.
Durante a apresentação aos vereadores, as estudantes — agora na segunda etapa do programa, voltada ao curso preparatório para o Enem — compartilharam suas experiências. Destacaram a importância do contato direto com práticas laboratoriais, o impacto do projeto em suas escolhas acadêmicas e a quebra de barreiras relacionadas à participação feminina na ciência. Um dos exemplos mais marcantes foi o depoimento de Letícia Rodrigues Santos, 17 anos, que relembrou seu sonho de infância em experimentar reações químicas e como o programa a resgatou ao mostrar que mulheres também pertencem a esse universo.
A Diretora de Assuntos Regulatórios, Segurança e Qualidade da IMCD na américa do Sul, que inclui Brasil, Chile, Uruguai e Argentina, Beatriz Machado, afirmou que a empresa é a primeira a apoiar a iniciativa, reforçando o compromisso de gerar oportunidades para meninas de baixa renda na Região Metropolitana de São Paulo.
De acordo com a Diretora, a empresa se preocupa com a igualdade de gênero, tanto que 56% das funcionárias da empresa são mulheres. O projeto tem 12 anos e está na 4ª edição âmbito nacional. “Queremos dar oportunidades para as estudantes e também trabalhar para impulsionar suas carreiras e ainda a igualdade de gênero”, disse.
Ao longo da sessão, os vereadores parabenizaram as estudantes pelo desempenho e destacaram o papel do projeto como exemplo de políticas públicas para igualdade de gênero e acesso à educação científica. Foi aprovado um voto de congratulações de autoria da vereadora Patty Ferreira (PT) ao programa, sinalizando apoio institucional para sua continuidade e possível expansão em Diadema.
O Programa Futuras Cientistas segue agora para a próxima fase: mentoria voltada à vida profissional e, ao fim do ciclo, bolsas de estágio nas instituições parceiras, incluindo laboratórios de pesquisa. A expectativa é que, assim, mais meninas ingressem em cursos superiores nas áreas STEM e contribuam para reduzir a disparidade de gênero no campo científico brasileiro.
As inscrições para a Banca de Estudos do ENEM 2025 vão até 20 de junho. O Formulário de Inscrição – Banca de Estudos para o ENEM 2025 – Programa Futuras Cientistas pode ser acessado pelo site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnjJHHrlkYcXlHv9WJ4ARiKOL4mDgw1wFcsT4biyUwtLEsBQ/viewform
Conheça mais sobre o programa também no Instagram https://www.instagram.com/futurascientistas/