Um câncer que se desenvolve na medula óssea e a cada ano, no Brasil, registra mais de 15 mil novos casos. Esse é mieloma múltiplo, doença com prevalência em idosos, que é pouco divulgado e bastante desconhecido da população.
Com o objetivo de ampliar o acesso a informação e a descoberta precoce da doença, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) protocolou projeto de lei que institui a criação do Março Bergonha, mês dedicado a ações relacionadas a esse tipo de câncer.
“A identificação rápida doença, ainda em estágio inicial aliada ao encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado significa uma melhora do resultado terapêutico e prognóstico dos casos. Quando falamos de saúde, a informação é a principal ferramenta para o controle e combate das principais enfermidades”, pontua o deputado estadual.
O PL 404/2021 está em tramitação na Alesp, já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora está em fase de análise da Comissão de Saúde. A proposta prevê a realização anual, durante o mês de março, de campanha com ações educativas de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento do mieloma múltiplo nas unidades de saúde da rede pública do Estado.
“Tenho trabalhado junto aos demais parlamentares para que a gente consiga a aprovação desse projeto o mais rápido possível. É um projeto que pode contribuir de forma direta na vida das pessoas. Infelizmente, o câncer de mieloma múltiplo ainda é desconhecido por parte da população. Precisamos mudar esse cenário o mais breve possível”, conclui Thiago Auricchio.
O mês de conscientização do Mieloma Múltiplo foi observado pela primeira vez nos Estados Unidos (EUA) como parte do Mês Nacional de Conscientização da Leucemia, Linfoma e Mieloma, em setembro de 2005.
Foi no ano de 2009 que a Fundação Internacional do Mieloma (IMF) reconheceu pela primeira vez março como Mês da Conscientização sobre o Mieloma, posteriormente renomeando sua campanha – Mês da Ação do Mieloma.
No mundo acontecem diversas ações para conscientização da população e dos tomadores de decisão e a ABRAMM em 2018 lançou a campanha “Março Borgonha” enfatizando a cada ano um tema para debate e união.
Em 2022, o mote da campanha são os “Sinais e Sintomas”, um alerta sobre a importância de investigação para que mais diagnósticos sejam identificados precocemente.
No portal e nas redes sociais da ABRAMM é possível descobrir mais sobre o Mieloma Múltiplo, que não afeta todos os pacientes da mesma maneira.
O metrô de São Paulo ganhou nesta quinta-feira (03/03) a exposição “Abra os Olhos” para a campanha Março Borgonha. A mostra vai até o dia 31.
Essa é uma parceria ABRAMM e Via Quatro – Via Mobilidade, através da equipe de Sustentabilidade. A exposição fica na estação Eucaliptos – linha Lilás.
No dia 25 de março, às 14h30 também acontecerá a audiência pública virtual na ALESP para tratar da PL 404/2021. Estarão presentes da Dra. Fernanda Lemos, hematologista no A.C.Camargo Cancer Center, Deputado Thiago Auricchio e Rogério Oliveira, Presidente Fundador da ABRAMM.
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