
O ABC Paulista acaba de receber a edição 2025 do Projeto Baú das Artes, iniciativa cultural que une educação, cultura e criatividade para transformar salas de aula e espaços educativos em ambientes vivos, interativos e afetivos de aprendizado.
Patrocinado pela Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto será implementado em escolas públicas e organizações da sociedade civil da região, com formações para educadores, entrega de materiais pedagógicos e um plano de trabalho baseado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Idealizado pela Evoluir Educação, o projeto tem como principal ferramenta o Baú, um móvel colorido e lúdico, recheado de livros, jogos, fantasias, instrumentos musicais e materiais de arte, que convida crianças e educadores a mergulharem juntos em uma jornada de descobertas. Ao explorar seis grandes áreas do conhecimento e 15 temas contemporâneos da BNCC, como cidadania, meio ambiente, diversidade, saúde e tecnologias, o Baú das Artes promove um ensino mais dinâmico, sensível e conectado às necessidades do presente e do futuro. Além do acervo, o projeto oferece formações presenciais com foco na qualificação docente e no fortalecimento das práticas pedagógicas por meio de experiências significativas, afetivas e colaborativas.
No ABC, as ações já foram iniciadas e seguirão até outubro, quando será realizada a entrega final dos materiais e o encerramento das formações. A iniciativa contará também com registro audiovisual das atividades, conteúdos para redes sociais e materiais de comunicação voltados à mobilização da comunidade escolar, reforçando o caráter colaborativo e multiplicador da ação.
“O Baú das Artes nasce do desejo de reencantar a escola e valorizar o papel dos educadores como agentes de transformação social. No ABC, onde temos uma presença industrial histórica, apoiar um projeto como esse é também investir na formação de cidadãos mais criativos, conscientes e preparados para os desafios contemporâneos”, destaca Thais Romar Minelli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Apoiar o Baú das Artes faz parte da estratégia de responsabilidade social da Braskem, que busca ampliar o acesso à educação de qualidade, fortalecer redes de proteção e cuidado com a infância e promover o desenvolvimento humano nos territórios onde atua. A empresa mantém parcerias com instituições locais, lideranças comunitárias e gestores públicos para impulsionar iniciativas que gerem impacto positivo e duradouro nas comunidades.