Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Variedades

Projeto Baú das Artes chega ao ABC com apoio da Braskem para transformar escolas com criatividade

Iniciativa cultural vai beneficiar instituições da região com formações presenciais e acervo pedagógico interativo promovendo educação sensível, cidadã e conectada ao século 21

Última atualização: 16/07/2025 12:15
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 16/07/2025
Compartilhar
Projeto Baú das Artes chega ao ABC com apoio da Braskem para transformar escolas e instituições por meio da arte e da criatividade
Projeto Baú das Artes chega ao ABC com apoio da Braskem para transformar escolas e instituições por meio da arte e da criatividade. Foto: Divulgação

O ABC Paulista acaba de receber a edição 2025 do Projeto Baú das Artes, iniciativa cultural que une educação, cultura e criatividade para transformar salas de aula e espaços educativos em ambientes vivos, interativos e afetivos de aprendizado.

Patrocinado pela Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto será implementado em escolas públicas e organizações da sociedade civil da região, com formações para educadores, entrega de materiais pedagógicos e um plano de trabalho baseado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Idealizado pela Evoluir Educação, o projeto tem como principal ferramenta o Baú, um móvel colorido e lúdico, recheado de livros, jogos, fantasias, instrumentos musicais e materiais de arte, que convida crianças e educadores a mergulharem juntos em uma jornada de descobertas. Ao explorar seis grandes áreas do conhecimento e 15 temas contemporâneos da BNCC, como cidadania, meio ambiente, diversidade, saúde e tecnologias, o Baú das Artes promove um ensino mais dinâmico, sensível e conectado às necessidades do presente e do futuro. Além do acervo, o projeto oferece formações presenciais com foco na qualificação docente e no fortalecimento das práticas pedagógicas por meio de experiências significativas, afetivas e colaborativas.

No ABC, as ações já foram iniciadas e seguirão até outubro, quando será realizada a entrega final dos materiais e o encerramento das formações. A iniciativa contará também com registro audiovisual das atividades, conteúdos para redes sociais e materiais de comunicação voltados à mobilização da comunidade escolar, reforçando o caráter colaborativo e multiplicador da ação.

“O Baú das Artes nasce do desejo de reencantar a escola e valorizar o papel dos educadores como agentes de transformação social. No ABC, onde temos uma presença industrial histórica, apoiar um projeto como esse é também investir na formação de cidadãos mais criativos, conscientes e preparados para os desafios contemporâneos”, destaca Thais Romar Minelli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Apoiar o Baú das Artes faz parte da estratégia de responsabilidade social da Braskem, que busca ampliar o acesso à educação de qualidade, fortalecer redes de proteção e cuidado com a infância e promover o desenvolvimento humano nos territórios onde atua. A empresa mantém parcerias com instituições locais, lideranças comunitárias e gestores públicos para impulsionar iniciativas que gerem impacto positivo e duradouro nas comunidades.

Tags:ABCapoioarteBraskemCriatividadeescolasinstituiçõesProjeto Baú das Artestransformação

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Fase de Grupos da 1ª Divisão do Futebol Amador de Ribeirão Pires chega ao fim com grandes destaques Fase de Grupos da 1ª Divisão do Futebol Amador de Ribeirão Pires chega ao fim com grandes destaques
Próximo artigo Gilvan comemora aprovação da PEC 66 como conquista histórica dos municípios Gilvan comemora aprovação da PEC dos precatórios como conquista histórica dos municípios

Últimas notícias

Paixão da vida de Gabriela Lentulo, 39 anos, moradora de São Caetano, a calopsita Romeu Totó foi a protagonista de uma história cheia de reviravoltas
Smart Sanca ajuda a localizar calopsita desaparecida em São Caetano
22/08/2025
Policiais prendem procurado e apreendem moto adulterada em São Bernardo
Policiais prendem procurado e apreendem moto adulterada em São Bernardo
22/08/2025
Ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira para obras de equipamento que vai funcionar na Avenida Ramiro Colleoni
Santo André inicia construção da nova UBS Centro, que vai atender 14 mil pessoas por mês
22/08/2025
Festival ABCDança trará atividades culturais gratuitas a São Bernardo neste fim de semana
Festival ABCDança trará atividades culturais gratuitas a São Bernardo neste fim de semana
22/08/2025
Festival do Chocolate terá “Sábado com Dança” neste final de semana
Festival do Chocolate terá “Sábado com Dança” neste final de semana
22/08/2025

Recomendadas

Rio Grande da Serra lança projeto pioneiro que transforma cobertores em casacos para pessoas em situação de rua
Rio Grande da SerraCidades

Rio Grande da Serra lança projeto pioneiro que transforma cobertores em casacos para pessoas em situação de rua

16/08/2025
 Braskem
Variedades

Braskem abre inscrições para curso gratuito de Auxiliar Administrativo em Mauá

15/08/2025
Dr.consulta investe R$7 milhões em expansão
Santo AndréEconomia

Dr. Consulta investe R$ 7 milhões em expansão em unidade de Santo André

14/08/2025
São Bernardo recebe carreta do Sebrae, escritório itinerante para apoiar pequenos negócios
São BernardoEconomia

São Bernardo recebe carreta do Sebrae, escritório itinerante para apoiar pequenos negócios

13/08/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?