VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Professor de Sto.André lança livro com 33 ideias para melhorar as cidades

“É Isso” foi lançado virtualmente nesta quinta-feira e é prefaciado pelo prefeito Paulo Serra

  • Professor Thiago Rocha lança livro.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/09/2020
  • Compartilhar:

“É Isso” foi lançado virtualmente nesta quinta-feira e é prefaciado pelo prefeito Paulo Serra

 

Professor Thiago Rocha lança livro. Foto: Divulgação

 

Um guia de boas práticas para o poder público municipal tornar sua cidade mais cidadã, acessível, sustentável, democrática e menos desigual. Essa é a proposta do livro “É Isso”, que lista 33 ideias factíveis para melhorar a vida coletiva das cidades brasileiras. A edição foi lançada nesta quinta-feira (03/09), às 20h30, em um evento virtual multiplataforma,transmitido via Facebook, Instagram e Youtube.

A publicação foi idealizada e escrita pelo historiador, cientista político e professor Thiago Rocha, de Santo André (ABC Paulista). O livro, lançado pela editora Fabricando Ideias, já está disponível para compra por meio da plataforma digital Amazon.

Entusiasta da renovação política brasileira com medidas inovadoras, Rocha decidiu colocar no papel ideias próprias e outras que teve conhecimento estudando algumas cidades do país.

“Pensei que seria interessante compartilhar minhas fagulhas e lampejos sobre alguns temas como desigualdade social, educação pública, sustentabilidade e cidades inteligentes, visando o fortalecimento da nossa democracia. Este não é um livro acadêmico, com tese estruturada, mas sim o resultado de alguns anos de estudos e trabalhos sobre políticas públicas”, afirma Thiago Rocha.

O livro é prefaciado pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra, que participou do lançamento virtual. “O Thiago descreve com total habilidade e conhecimento de causa a respeito de como a inovação, a tecnologia e a ciência podem, juntas, consolidar práticas que melhoram a vida das pessoas e fazem as suas cidades progredirem”, comenta o chefe do Executivo municipal. “É um guia prático que aponta soluções transformadoras, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, acrescenta o prefeito Paulo Serra.

O que e como fazer

O livro não traz simplesmente ideias para o poder público, mas também como ela pode ser implementada. Ao final de cada capítulo, há um quadro que explica quem pode propor a iniciativa (executivo, legislativo ou ambos) e qual instrumento legal pode ser utilizado para colocá-la em prática (portaria, decreto do executivo ou lei ordinária).

Dentre as ideias listadas na publicação, estão projetos para planos de carreira para os professores, arborização urbana, melhor avaliação do ensino, melhor aproveitamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), diminuição da emissão de carbono, melhoria das calçadas, profissionalização e modernização da gestão pública, incentivo aos esportes alternativos, políticas afirmativas para diminuição das desigualdades, educação de empreendedorismo e cidadania nas escolas, melhoria no transporte público, entre outras sugestões.

“Todas estas propostas são factíveis e possíveis de serem colocadas em prática. Este livro pode, facilmente, ser base de um plano de governo de algum candidato a prefeito”, comenta Thiago Rocha.

Sobre o autor

Formado em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem 14 anos de experiência na educação pública e privada. Pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), cursou Ética e Valores em Governo na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e foi aluno do movimento RenovaBR. Entusiasta da renovação política e transformação social, atua como líder na Fundação Lemann, na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) e nos movimentos cívicos Agora e Acredito. Atuou como assessor de gabinete na Prefeitura de Santo André, onde articulou o primeiro programa de inovação aberta da cidade, o PITCH GOV SA.

 

“É Isso” foi lançado virtualmente nesta-quinta-feira e é prefaciado pelo prefeito Paulo Serra. Foto: Divulgação

 Serviço

Onde comprar: Amazon
Preço: R$ 10