Diversos moradores de Santo André e São Caetano sofreram impactos relacionados às chuvas e à ventania da última sexta-feira (03/11). Falta de energia elétrica e de água foram os problemas mais comuns e que ainda seguem prejudicando muitos munícipes.
Para auxiliar as pessoas que tiveram algum prejuízo, os Procon dos dois municípios vão dar orientações de como proceder nessa situação.
Santo André, por exemplo, promover na terça-feira (07/11) uma força-tarefa na sede do órgão, localizada na Avenida José Caballero, 153, na Vila Bastos. O atendimento será realizado das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.
“Montaremos uma força-tarefa no Procon Santo André para receber todas as reclamações e viabilizar ações que visem minimizar os prejuízos sofridos por todos nós”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Estamos atuando fortemente junto à Enel e à Sabesp para o pronto restabelecimento do fornecimento de energia e de água”.
Além da cobrança junto a essas empresas, a Prefeitura ainda buscará outras medidas. “Grande parte do município já voltou à normalidade, no entanto, o descaso e despreparo das empresas responsáveis para o atendimento da nossa gente será levado ao conhecimento do Ministério Público para providências”, complementou o prefeito Paulo Serra.
Com relação à força-tarefa, a diretora do Procon Santo André Doroti Gomes Cavalini explicou o funcionamento. “Vamos fazer um mutirão atendendo munícipes que tiveram prejuízos de perdas de mantimentos e eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos que eventualmente tenham queimado. Vamos procurar atender o mais rápido possível e prestar atendimento para todos aqueles que se sentiram lesados por falta de atendimento imediato, então vamos entrar com a reclamação”, orientou.
A diretora explicou ainda como os munícipes devem proceder antes de se dirigirem ao Procon. “Com relação a mantimentos que tenham estragado ou equipamentos queimados, o consumidor precisa ter minimamente uma noção do que tinha, o que perdeu, um valor aproximado, para abrirmos um pedido de indenização de danos. Traz a nota do produto ou informa o que aconteceu e vai precisar de ordem de serviço comprovando o motivo do problema”.
Ainda segundo Doroti Cavalini, o Procon auxiliará moradores para “que também tenham desconto na conta, porque o serviço não foi prestado”. Para isso, é necessário que o munícipe leve consigo uma conta da empresa fornecedora de energia ou água com o número da instalação. Para dar celeridade aos processos, o órgão vai disponibilizar pessoalmente ou através de solicitação por e-mail (no endereço procon@santoandre.sp.gov.br) um formulário no qual deverá ser relatado todo o caso.
Desde a última sexta-feira, as equipes de infraestrutura, mobilidade, zeladoria e Defesa Civil de Santo André estão trabalhando para o restabelecimento da normalidade na cidade. “Fica aqui o nosso imenso agradecimento a todos os colaboradores e servidores que, mais uma vez, não mediram esforços para recolocar nossa ‘casa em ordem’ depois do forte temporal”, disse o prefeito Paulo Serra.
Prefeito em exercício, Luiz Zacarias esteve neste domingo (05/11) na Rua Mendes Leal, onde na sexta-feira a queda de uma estrutura de uma construção causou o óbito de um trabalhador e deixou outro ferido (este, entretanto, já recebeu alta do CHM).
Zacarias conversou com moradores do entorno da obra, que seguiam sem energia elétrica ainda neste domingo, e cobrou novamente da Enel pronto restabelecimento do serviço tanto neste quanto em outros endereços da cidade que continuam passando pelo mesmo problema.
O prefeito José Auricchio Júnior está indignado com os serviços da Enel que ainda não religou 300 mil pontos na energia na região metropolitana desde sexta-feira (03/11) quando houve um temporal. Ele disse que, além da Prefeitura acionar a Justiça, colocará o Procon à disposição da população para cobrar ressarcimentos dos prejuízos causados por conta da falta de energia.
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