A Black Friday, dia de descontos nas lojas físicas e virtuais, foi criada nos Estados Unidos e já se tornou tradição no Brasil. Ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro (dia 25/11 neste ano), mas desde o início do mês já se veem anúncios de promoções. Para garantir que a população possa garantir boas compras sem contratempos, o Procon já está alertando sobre os principais tipos de fraudes que costumam ocorrer nesse período e dando dicas de segurança.
“O Procon de São Caetano tem saído no comércio local fazendo visitas e orientando comerciantes e população sobre os cuidados necessários para aproveitar as promoções de forma segura nas compras presenciais ou virtuais”, resumiu o diretor Marco Aurélio Sanches.
ORIENTAÇÕES DO PROCON
Antes da compra:
· Avalie se a compra do produto ou serviço, ainda que com valor promocional, cabe no seu bolso e não irá comprometer o orçamento;
· Faça uma pesquisa de preços do produto e confira se o preço anunciado (incluindo frete e juros, em caso de parcelamento) vale mesmo a pena;
· Cuidado com sites falsos e ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação. Observe se a loja tem endereço físico e consulte o CNPJ no site da Receita Federal .
· Não clique em links de ofertas enviados por email, WhatsApp ou mensagens. Faça você mesmo o contato com o fornecedor, acessando as páginas oficiais.
· Confira a lista “Evite esses sites”, disponibilizada no site do Procon-SP: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
Pagamento:
· Ao pagar via boleto bancário ou Pix, confira todos os dados do fornecedor: nome da empresa, data, CNPJ etc.
Prazo de arrependimento:
· É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
Problemas com a compra
· O consumidor que após sua compra tiver problemas com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode entrar em contato com o Procon.
O Procon de São Caetano está situado dentro do Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4227-7725/7726 / 7727.
RECLAMAÇÕES
No ano passado, o Procon-SP registrou 703 reclamações no Estado de São Paulo. As principais queixas foram de não entrega ou demora na entrega (25% dos casos); pedido cancelado após finalização da compra (23%); mudança de preço ao finalizar a compra (11%); maquiagem de desconto, ou seja, quando o desconto oferecido sobre o produto ou serviço não é real (11%) e produto ou serviço indisponível (11%).
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