Procon de S.Caetano orienta consumidores sobre compras seguras na Black Friday
Órgão de defesa do consumidor alerta sobre os principais tipos de fraudes que costumam ocorrer nesse período
Órgão de defesa do consumidor alerta sobre os principais tipos de fraudes que costumam ocorrer nesse período
A Black Friday, dia de descontos nas lojas físicas e virtuais, foi criada nos Estados Unidos e já se tornou tradição no Brasil. Ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro (dia 25/11 neste ano), mas desde o início do mês já se veem anúncios de promoções. Para garantir que a população possa garantir boas compras sem contratempos, o Procon já está alertando sobre os principais tipos de fraudes que costumam ocorrer nesse período e dando dicas de segurança.
“O Procon de São Caetano tem saído no comércio local fazendo visitas e orientando comerciantes e população sobre os cuidados necessários para aproveitar as promoções de forma segura nas compras presenciais ou virtuais”, resumiu o diretor Marco Aurélio Sanches.
ORIENTAÇÕES DO PROCON
Antes da compra:
· Avalie se a compra do produto ou serviço, ainda que com valor promocional, cabe no seu bolso e não irá comprometer o orçamento;
· Faça uma pesquisa de preços do produto e confira se o preço anunciado (incluindo frete e juros, em caso de parcelamento) vale mesmo a pena;
· Cuidado com sites falsos e ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação. Observe se a loja tem endereço físico e consulte o CNPJ no site da Receita Federal .
· Não clique em links de ofertas enviados por email, WhatsApp ou mensagens. Faça você mesmo o contato com o fornecedor, acessando as páginas oficiais.
· Confira a lista “Evite esses sites”, disponibilizada no site do Procon-SP: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
Pagamento:
· Ao pagar via boleto bancário ou Pix, confira todos os dados do fornecedor: nome da empresa, data, CNPJ etc.
Prazo de arrependimento:
· É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
Problemas com a compra
· O consumidor que após sua compra tiver problemas com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode entrar em contato com o Procon.
O Procon de São Caetano está situado dentro do Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4227-7725/7726 / 7727.
RECLAMAÇÕES
No ano passado, o Procon-SP registrou 703 reclamações no Estado de São Paulo. As principais queixas foram de não entrega ou demora na entrega (25% dos casos); pedido cancelado após finalização da compra (23%); mudança de preço ao finalizar a compra (11%); maquiagem de desconto, ou seja, quando o desconto oferecido sobre o produto ou serviço não é real (11%) e produto ou serviço indisponível (11%).