VOLTAR
  • Espaço Pet

Primeira edição do Domingo Animal em Sto.André reúne 300 participantes

Ação contou com diversas ações focadas na responsabilidade e cuidados com os pets

  • Primeira edição do Domingo Animal em Sto.André reúne 300 participantes.
    Foto: Divulgação/Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/06/2022
  • Compartilhar:

Ação contou com diversas ações focadas na responsabilidade e cuidados com os pets

animais em evento de Santo André

Primeira edição do Domingo Animal em Sto.André reúne 300 participantes. Foto: Divulgação/Helber Aggio

Neste domingo (26/06), o Parque Central recebeu a primeira edição do Domingo Animal, iniciativa que reforça o cuidado e carinho os pets. A ação, idealizada pelo Departamento de Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, teve a participação de mais de 300 pessoas acompanhadas de seus bichinhos de estimação.

O evento contou com diversas atividades, incluindo cerca de 220 cadastros para o RGA (Registro Geral do Animal) e 130 para o Programa de Esterilização Cirúrgica, 160 atendimentos clínicos veterinários, além de outras atrações, como entrega de brindes, Bre-shoppping animal, Campanha de Agasalho Pet e a participação do Departamento de Vigilância à Saúde.

Moradora do Jardim Las Vegas, Dedilene Barbosa de Barros elogiou a iniciativa e trouxe sua gatinha Cristal, de 4 anos, para participar. “O domingo ficou mais produtivo. Muito bom para os moradores que têm acesso a todos esses serviços”.

“As ações de Educação no que se refere ao Bem Estar Animal são  fundamentais para combater os maus tratos, abandono, e promover verdadeiramente o bem estar e saúde dos animais. Nesse contexto, o Domingo Animal vem como protagonista, destacando aos andreenses a importância dessa temática para nossa cidade”, destacou Fabiana Pera Moretti, diretora do Programa de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André.

Quem passou pelo local teve à disposição serviços como o cadastro para o RGA, documento que confere ao proprietário a responsabilidade legal por eventual abandono ou maus tratos, além de ser um número de identificação que facilita a localização dos tutores no caso de animais perdidos, por exemplo. Além disso, os visitantes tiveram acesso à Cartilha de Posse Responsável, um guia orientativo sobre como cuidar do pet de forma responsável.

O casal Ágata e Rogério, do Jardim Stella, aproveitou para fazer o cadastro do cãozinho Pulminha, de 10 anos. “Ações como essa fazem a diferença para quem tem amor pelos animais”, pontuou Ágata.

A atividade deste domingo também possibilitou a inscrição de animais no programa da Prefeitura de cadastro para a castração dos animais, de forma gratuita.

Morador da Vila Aquilino, Cícero Soares da Silva elogiou a oferta de atendimentos clínicos básicos de baixa complexidade aos cães e gatos da cidade, como anamnese e exame clínico geral. “Trouxemos a nossa Mel para fazer o cadastro da castração e ainda passou por consulta. Este é mais um serviço que aproveitamos da Prefeitura, porque com 45 dias de vida adotamos a Mel em uma feira de adoção aqui mesmo no Parque Central”, lembrou.

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os visitantes do Parque e estimular a solidariedade, o evento contou ainda com a Campanha do Agasalho Pet que arrecadou roupas, utensílios, ração e demais produtos para os animais domésticos.

Importante destacar que quem não pôde comparecer neste domingo pode colaborar com a Campanha do Agasalho Pet depositando doações nas caixas posicionadas nos Parques Celso Daniel, Ipiranguinha, Regional da Criança, Norio Arimura, Pignatari e nos parceiros do programa Moeda Pet: Farmabichos Farmácia de Manipulação Veterinária e Hospital Veterinário Dr. Vet.

Moeda Pet

Mais uma edição do programa que troca um quilo de garrafas pet por um quilo de ração para cães ou gatos foi realizada neste sábado (25), também no Parque Central. Na ocasião, a iniciativa em sistema drive-thru arrecadou 7.200 garrafas plásticas e disponibilizou 360 quilos de ração. Ao todo foram 124 participantes.

O programa é uma ação do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santo André, com apoio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, e conta com a parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa também tem a participação do Banco de Rações e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Feira de adoção “Eu amo, eu adoto”

Também neste sábado (25), mais uma medida em prol da causa animal foi realizada. O Parque Celso Daniel recebeu a feira “Eu amo, eu adoto”, que disponibiliza cães e gatos para adoção. Na ocasião, 11 animais receberam um novo lar, sendo quatro gatos filhotes, cinco cães filhotes e dois cães adultos.