VOLTAR
  • Cidades

Primavera começa com temperatura amena

Nova estação tem início nesta terça-feira (22/09), às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 do dia 21 de dezembro

  • Primavera tem início nesta terça-feira (22/09), às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 do dia 21 de dezembro.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/09/2020
  • Compartilhar:

Nova estação tem início nesta terça-feira (22/09), às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 do dia 21 de dezembro

 

Primavera tem início nesta terça-feira (22/09), às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 do dia 21 de dezembro. Foto: Reprodução

 

Depois de vários dias quentes e secos, o estado de São Paulo volta a ter chuva expressiva e temperaturas mais amenas. O deslocamento de uma frente fria organiza as instabilidades que vão atuar nestes estados nos últimos dias do inverno, e mesmo com o afastamento deste sistema, as instabilidades vão permanecer ativas também no começo da primavera.

Com o deslocamento da frente fria, o tempo fica fechado e chuvoso em São Paulo. A chuva consegue atingir também o interior do estado, que já estava sofrendo com a seca por um longo período. Não há expectativa de temporal, mas a chuva acontece em vários momentos com fraca a moderada intensidade.

Nesta segunda-feira (21/09) a frente fria já se afasta, mas o tempo continua instável. Entre segunda e terça-feira o céu continua nublado. A chuva acontece de forma frequente com moderada a forte intensidade em alguns momentos. As rajadas de vento variam entre 35 e 50 km/h.

As temperaturas diminuem bastante até a quarta-feira (23/09). Serão dias bem mais amenos no litoral e na capital, até com sensação de frio, comparando com os últimos dias.

No interior as temperaturas não caem tanto em áreas do centro-norte e oeste do estado, mas dá uma refrescada em relação ao calorão de quase 40°C dos últimos dias.

Mar agitado com risco de ressaca

Além da chuva, neste início de semana o mar fica agitado nas praias do Sudeste e há risco de ressaca!
Nesta segunda-feira o mar fica agitado nas praias entre São Paulo e Rio de Janeiro, com ondas entre 2,5 a 3,0 metros. Há risco de ressaca pelo, segundo a Marinha do Brasil, até a terça-feira de manhã, dia 22 de setembro. Fique atento aos alertas emitidos pela Marinha e proteja-se!

Saiba a previsão para esta estação

Em quase todo o Brasil, a primavera é uma estação de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendida como o “primeiro verão”.

Primavera significa aumento da chuva e do calor para a maioria das áreas do Brasil, mas em quase todo o Nordeste, é a estação do calor intenso e da seca. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante grande parte da primavera.

Primavera com La Niña

Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração.

Primavera 2020 na Região Sudeste

No Sudeste do Brasil, não se pode estabelecer uma relação direta do fenômeno La Niña com a precipitação sobre a Região. A maior influência é na temperatura que tende a ficar um pouco abaixo do normal.

Durante a primavera de 2020, a previsão é de que ocorram convergências de ventos forçando maior concentração de umidade sobre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, facilitando a ocorrência de chuva.

Em outubro, a chuva privilegia São Paulo, mas em novembro e em dezembro, a chuva será mais frequente e volumosa sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.