VOLTAR
  • Variedades

Prefeituras do ABCD realizam o ‘Dia C’ de vacinação infantil neste sábado

Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos, e demais públicos 

  • Prefeituras do ABCD realizam o 'Dia C' de vacinação infantil neste sábado.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/02/2022
  • Compartilhar:

Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos, e demais públicos 

criança sendo vacinada

Prefeituras do ABCD realizam o ‘Dia C’ de vacinação infantil neste sábado. Foto: Divulgação/PSBC

As Prefeituras do ABCD realizam neste sábado (05/02) o ‘Dia C’ de vacinação infantil — apesar de o foco ser os pequenos, outros públicos incluídos na campanha também poderão receber as doses.

Em São Bernardo, por exemplo, a Prefeitura de São Bernardo fará um mutirão de vacinação contra a Covid-19 em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos e atualização do esquema vacinal de todos os demais públicos. A ação ocorre por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o mutirão está alinhado ao “Dia C”, promovido pelo Governo do Estado, com ênfase na aplicação da primeira dose no público infantil antes do início das aulas. A ação também contempla os grupos de adolescentes e adultos que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

“Faço um apelo aos pais e responsáveis pelas crianças para que levem seus filhos aos postos de vacinação. A vacina estará disponível para todos os públicos, da primeira à quarta dose, sendo esta para os imunossuprimidos graves, com o objetivo de ampliar ainda mais os índices de cobertura vacinal da nossa cidade e nos protegermos do Coronavírus”, reforçou Morando.

Cobertura vacina

Até esta quinta-feira (03/02), o município já aplicou 36.777 doses no público de 5 a 11 anos, o que apresenta uma cobertura vacinal de 50%. Para o secretário de Saúde. Dr Geraldo Reple Sobrinho, a marca é importante, porém, ainda está abaixo do recomendado. “Quanto antes vacinarmos nossas crianças, melhor. A vacina é segura e a única maneira de conseguirmos evitar novas altas de transmissão do vírus e novas variantes”, explicou Dr. Geraldo.

Doses disponíveis

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos receberão o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas tanto pela Pfizer quanto pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes. O intervalo entre as doses para crianças imunizadas com a dose da Pfizer pediátrica será de 56 dias e de 28 dias para aquelas que receberem a Coronavac.

vacinação de adultos e crianças

Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos, e demais públicos. Foto: Divulgação/PSBC

São Caetano

O prefeito de São Caetano, José Aurcchio Júnior, disse nesta quinta-feira que a cidade também vai aderir ao “Dia C” e fez um apelo para que os pais não acreditem em fake news e vacinem seus filhos, principalmente agora que começarão as aulas presenciais.

A Prefeitura já definiu a estratégia para acelerar a imunização pediátrica. Três unidades de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para vacinar crianças de 6 a 11 anos em livre demanda, sem a necessidade de agendamento – ver locais abaixo.

“O Dia C é uma importante estratégia para a aceleração da imunização das crianças. Por isso, faço um apelo aos pais para que aproveitem esta oportunidade para vacinar os seus filhos. A vacina salva vidas”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior. A volta às aulas da rede municipal de ensino está marcada para quarta-feira (9/2).

Para receber a dose, a criança precisa ser moradora de São Caetano, não ter sintomas gripais nem ter tomado qualquer vacina nos últimos 14 dias. É necessário a apresentação de um documento com foto e do CPF. Além disso, é importante realizar o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, o que agiliza o trabalho das equipes de Saúde.

Até quarta-feira (2/2), São Caetano já havia vacinado 4.570 crianças contra a covid-19, cerca de 40% do público-alvo – a imunização pediátrica foi iniciada na cidade em 17 de janeiro.

Confira os locais do Dia C da Vacinação Infantil Contra a Covid-19:
UBS Dr. ngelo Antenor Zambom – Rua Vanda, 11, Bairro Boa Vista;
UBS João Bonaparte – Rua Maranhão, 611, Bairro Santa Paula;
USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente) Amabili Moretto Furlan – Rua Goitacazes, 301, Bairro Santo Antônio;

As UBSs Nair Spina Benedicts (Bairro Oswaldo Cruz) e Amélia Locatelli (Bairro Santa Maria) também vacinarão crianças de 6 a 11 anos no sábado, mas somente as agendadas – fora da estratégia de livre demanda do Dia C.

O mesmo vale para crianças de 5 a 11 anos com agendamentos marcados no Centro Policlínico Gentil Rstom (Bairro Nova Gerty), na UBS Dolores Massei (Bairro São José), na UBS Ivanhoé Esposito (Bairro Barcelona) e no Centro de Especialidades Médicas (Bairro Fundação).

 caio, de 11 anos,

Caio, de 11 anos, foi a primeira criança vacinada contra a covid-19, em São Caetano do Sul. Foto: Divulgação/PSCS

Vacinação de outros grupos

Além das crianças de 6 a 11 anos (público-alvo do Dia C), São Caetano segue vacinando pessoas de diversas faixas etárias contra a covid-19. Há agendamento aberto para todos os grupos no site https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos.

De acordo com o boletim de quarta-feira (2/2), a cidade já aplicou 356.534 doses, sendo 140.122 primeiras doses; 129.994 segundas doses; 81.309 doses adicionais; e 5.109 doses únicas.

São Caetano já tem 92,1% da população vacinada com ao menos uma dose; e 89% com ao menos duas doses. A base de cálculo considera a população com 5 anos ou mais (152 mil habitantes).

Santo André

 A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, também participa neste sábado de um mutirão de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Saúde e será realizada em todos os municípios paulistas.

Os pais ou responsáveis terão 15 pontos de vacinação à disposição na cidade para levar as crianças, das 8h às 17h. Para as crianças com 5 anos serão disponibilizadas doses da vacina Pfizer. Já para a faixa de 6 a 11 anos será aplicada a vacina Coronavac.

“Seguimos trabalhando para imunizar as nossas crianças. Agora, a meta é voltar às aulas com a segurança e a proteção que as vacinas proporcionam. Nossas equipes estão mobilizadas para, mais uma vez, acolher nossos pequenos com todo carinho e atenção”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Para se vacinar é necessário realizar pré-cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/ e depois fazer agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário da vacinação.

Assim como para os adultos, o agendamento da vacinação é vinculado ao número do CPF, que é um documento obrigatório. No momento da vacinação é necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço do responsável e carteira de vacinação da criança.

Pontos de vacinação infantil contra Covid-19:

– Reabilita (Rua Vitória Régia, 940 – Bairro Campestre)

– US Jardim Irene (Estrada da Cata Preta, 552)

– US Vila Guiomar (Rua das Silveiras, 73)

– US Jardim Alvorada (Rua Dr. Almenor Jardim Silveira, s/nº)

– US Cidade São Jorge (Avenida São Paulo, 800)

– US Vila Luzita (Avenida Dom Pedro I, 4.197)

– US Dr. Moysés Fucs (Rua Alexandreta, 180 – Jardim Santo Antônio)

– Policlínica Parque das Nações (Praça Waldemar Soares, s/nº)

– Centro de Saúde Escola Capuava (Rua Irlanda, 700)

– Sabina (Rua Juquiá, s/nº – Vila Eldizia)

– Cesa Parque Erasmo (Rua Ipanema, 253)

– Cesa Jardim Santo Alberto (Rua Petrogrado, s/nº)

– Cesa Vila Palmares (Rua Armando Rocha, 220)

– Cesa Vila Humaitá (Rua Guerra Junqueira, 366)

– Cesa Cata Preta (Estrada da Cata Preta, 810)

Diadema

criança vacinada

Diadema também participa de vacinação de crianças contra Covid-19. Foto: Divulgação/PDA

Neste sábado, todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Diadema estarão abertas das 8h30 às 16h para mais um Dia D de vacinação contra a covid-19. Poderão ser imunizadas as crianças de cinco a 11 anos de idade e demais públicos elegíveis acima de 12 anos, para todas as doses (D1, D2 e de reforço), inclusive aqueles com doses em atraso.

Apenas a aplicação do reforço da Janssen(para quem tomou a Dose Única do mesmo imunizante)está centralizada nas UBS Eldorado, Paineiras, Serraria e Nogueira.

“No último sábado aplicamos quase seis mil doses, então vamos abrir de novo todas as nossas Unidades de Saúde para acelerar a vacinação das crianças e dar oportunidade para os adultos que não conseguem vir na semana completar o esquema vacinal. Pedimos que a população compareça”, explica a secretária municipal de Saúde, Dra Rejane Calixto.

Confira as principais dúvidas e não deixe de se vacinar:

Adulto vai poder se vacinar no sábado? Sim, a vacinação é para as crianças entre cinco e 11 anos e para TODA a população acima de 12 anos.

No sábado será possível tomar a dose de reforço também? Sim. Para adultos estará disponível a primeira dose (D1) para quem ainda não iniciou o esquema vacinal, a segunda dose (D2), para quem precisa completar o esquema inicial e a dose de reforço. Os imunossuprimidos acima de 18 anos já podem tomar inclusive o segundo reforço.

Qual o intervalo entre as doses?

D1 e D2 da Pfizer: 21 dias de intervalo

D1 e D2 da AstraZeneca: oito semanas (ou 56 dias) de intervalo

D1 e D2 de CoronaVac: 28 dias de intervalo

3ª dose: quatro meses de intervalo entre a D2 e a D3. Para as pessoas com alto grau de imunossupressão são 28 dias. Neste momento, ainda não há recomendação do Plano Nacional de Imunização para vacinação com doseadicional para menores de 18 anos.

4ª dose: A quarta dose (D4) está disponível apenas para as pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos e que tenhatomado a D3 ou Reforço da Dose Única há pelo menos 4 meses.

Como saber a data da minha 3ª dose? Basta olhar a data da aplicação da segunda dose (D2) no comprovante de vacinação e aguardar o intervalo de quatro meses. Por exemplo: tomou a D2 no dia 28 de setembro de 2021, já pode receber a D3 desde o dia 28 de janeiro de 2022.

Quanto tempo após ter tido Covid-19 posso tomar a D3?Precisa aguardar30 dias a partir dos primeiros sintomas.

Moro em Diadema mas tomei a primeira dose em outro local, posso tomar a segunda dose em Diadema? Sim, desde que a dose esteja devidamente registrada nos respectivos sistemas de informação(VaciVida para o Estado de São Paulo e ConecteSUS para os demais estados).

Tomei a D1 ou D2 em outro país ou outro Estado, posso completar o esquema em Diadema? Sim, desde que apresente o comprovante da dose anterior. As doses aplicadas em outros Estados devem ser comprovadas,obrigatoriamente, apresentando-se o comprovante de vacinação no sistema nacional(aplicativo ConecteSUS). Doses não registradas no ConecteSUS não serão autorizadas.

O quarteirão da Saúde ou o Teatro Clara Nunes estarão abertos?Não, a vacinação neste sábado vai acontecer exclusivamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. Confira os endereços e as demais informações em: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19

Tem essa separação de UBS só vacinar crianças ainda?Não. Todas as UBS já estão vacinando crianças e adultos.

Crianças de 2 anos pode tomar vacina do Covid-19? Ainda não. A Anvisa só liberou, até o momento, a vacinação para as crianças entre cinco e 11 anos.

Precisa levar a carteirinha de vacina para tomar a primeira dose infantil da covid?Sim, porque as unidades estão fazendo a leitura do documento para checar se há vacina de rotina em atraso.

Precisa fazer o cadastro no site Vacivida antes de tomar a vacina?Para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

Quais documentos preciso levar?

CRIANÇAS

As crianças devem vir acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar os seguintes documentos das crianças:Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, Caderneta de Vacinação de rotina e comprovante de endereço de Diadema no nome do responsável.

No caso das crianças com comorbidades, é necessária documentação que comprove a condição clínica, como exames, laudos, receitas, relatórios ou prescrição médica.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que os pais façam o pré-cadastro no site Vacina Já.

ADULTOS

Apresentardocumento pessoal com foto (CNH ou RG), o CPF – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Além desses documentos, para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

Para a segunda dose, além dos documentos acima, é preciso levar o comprovante da primeira dose (cartão verde).

Para a dose de reforço (D3), ainda é necessário apresentar o comprovante de vacinação com a D2 feita há pelo menos quatro meses. Já para a D4 de imunossuprimidos, é preciso apresentar também as carteiras de vacinação (comprovantes na cor verde e azul). Aqueles que se tornaram imunossuprimidos após a 3ª dose devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão.

Quais documentos podem ser considerados como comprovantes de residência?

  • Contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular
  • Contrato ou recibo de aluguel
  • Declaração recente de Imposto de Renda
  • Carnês do IPTU e IPVA
  • Contracheque emitido por órgão público
  • Demonstrativos do INSS
  • Fatura de cartão de crédito
  • Nota fiscal
  • Boletos e carnê de loja
  • Comprovante de matrícula de escola municipal
  • Título de eleitor
  • Carteirinha de matrícula da UBS

Se não houver um comprovante no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome do cônjuge, companheiro (a), pais e filhos, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco e/ou estado civil (como certidão de nascimento, certidão de casamento, entre outros).

Quem se enquadra como alto grau de imunossupressão?

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos quepossuam:

I – Imunodeficiência primária grave;

II – Quimioterapia para câncer;

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH)

em uso de drogas imunossupressoras;

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3;

V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,

por ≥14 dias;

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune *;

VII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);

VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

(reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim deelegibilidade da dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato;Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina;Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe eUpadacitinibe).

Mauá

vacina contra covid-19

Prefeitura de Mauá abre UBSs no sábado para vacinação contra Covid. Foto: Divulgação

Pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças para serem imunizadas contra a Covid têm nova oportunidade no sábado. Neste dia, Mauá realizará o ‘Dia C’ de vacinação infantil — apesar de o foco ser os pequenos, outros públicos incluídos na campanha também poderão receber as doses.

Até esta quarta-feira (02/02), 19.307 crianças tinham sido imunizadas no município, o que corresponde a 37,3% de cobertura vacinal.

As crianças de 5 a 11 anos irão tomar a vacina das 9h às 16h, em cinco UBSs – Parque São Vicente, Flórida, São João, Zaíra 1 e Magini. Estas unidades estão fazendo agendamento on-line para a aplicação de doses neste grupo etário.

Os pais ou responsáveis que quiserem programar a data e o horário de vacinação das crianças devem acessar o portal da Prefeitura de Mauá e clicar no botão ‘Agendamento – Vacinação Contra a Covid’ (https://mauaportal.sissonline.com.br/), localizado na parte superior e à direita da página principal do site.

Nesta fase inicial, o cadastro não é obrigatório. A criança que não tiver a imunização marcada também poderá ganhar a dose. O registro no site vacinaja.sp.gov.br agiliza o atendimento — há necessidade do CPF da criança para que a inscrição seja efetivada.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Quem recebeu uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante contra o coronavírus.

O público com comorbidades de 5 a 11 anos precisa comprovar a condição por meio de receituário, exames ou relatório médico, com a descrição do problema de saúde ou da deficiência. Confira a lista no https://tinyurl.com/lista-comorbidades.

O ‘Dia C’ de vacinação infantil é uma ação do governo estadual, em parceria com os municípios.

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas continuarem com os cuidados sanitários. Usem corretamente a máscara, mantenham a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evitem aglomerações.

Ribeirão Pires

 

Ribeirão Pires promove “Dia C” para vacinação contra Covid-19 nas 10 Unidades Básicas de Saúde, além da Secretaria de Educação, estarão abertas para imunização

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires promoverá no próximo sábado, dia 5, o Dia “C” de vacinação contra a Covid-19, das 8h às 16h, nas 10 Unidades Básicas de Saúde e da Família (UBSF), bem como na sede da Secretaria de Educação, localizada no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193). O objetivo é impulsionar a aplicação da vacinação infantil e nos adultos.

Para a imunização das crianças, é obrigatória a presença dos pais ou avós e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e carteirinha de vacinação.

Os adultos que serão vacinados com a primeira dose, devem levar o comprovante de residência de Ribeirão Pires no nome da pessoa, CPF, e documento com foto. Já os que irão tomar a segunda ou dose de reforço, devem apresentar também a carteirinha de vacinação.

Confira o endereço das Unidades de Saúde:

UBS Centro ( Rua virgílio Gola, 24)

UBS Centro Alto (R. Aurora, 61)

USF Jardim Caçula (R. Fagundes Varela, 08- Represa )

USF Jardim Valentina (R. Francisco Tometich,905)

USF Vila Sueli (R. Antônio Zampol,221)

USF Jardim Guanabara ( R. Firmino G. Pereira, 298 )

USF Santa Luzia (Rua Professor Antônio Nunes, 551)

USF Ouro Fino (Rod. Índio Tibiriçá, 2725)

USF IV Divisão (Estrada Da Sondália,520)

USF Jardim Luso (R. Júlio Prestes, 22).

Rio Grande da Serra

A Prefeitura de Rio Grande da Serra informa, por meio da Secretaria da Saúde, que realizará o mutirão de vacinação neste sábado, alinhado com ao “Dia C”, promovido pelo Governo do Estado.

A UBS Central (Rua Prefeito Cido Franco, 500, Vila Arnoud) realizará a vacinação com crianças de 5 a 11 anos, com e sem comorbidades. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h, com o preenchimento das fichas de cadastro até as 16h.

As demais UBS, 7 no total, vão atender as pessoas a partir de 12 anos para completar o esquema vacinal, aplicando a primeira, segunda ou dose de reforço. O atendimento também será das 8h às 17h (com preenchimento das fichas até 16h).